1971 a 1990

RELAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE MESTRADO, DOUTORADO OU LIVRE DOCÊNCIA PRODUZIDAS/DEFENDIDAS NO BRASIL E QUE TRATAM DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
(de 1971 a 1990)

ORGANIZADO POR DARIO FIORENTINI - CEMPEM/FE-UNICAMP

Obs.: Os originais desses trabalhos podem ser encontrados no "BANCO DE TESES-EDUMAT" do CEMPEM da FE-UNICAMP.

 

001.ABREU, Guiada Maria Correia Pinto de. O uso da matemática na agricultura: o caso dos produtores de cana-de-açúcar. Recife: UFPE-Psic.Cognitiva, l988. Diss. Mestrado.

002.ABREU, Rosane de Albuquerque dos Santos. Uma avaliação sobre o uso da linguagem LOGO no processo de construçâo de noçôes topológicas. Rio de Janeiro: CTCH-PUC, 1990, 226p.. Dissertação de Mestrado. 
Orientador: Regina Alcantara de Assis

003.ACIOLY,N.M. A lógica do jogo do bicho: compreensão ou utilização de regras? Recife: Psic.-UFPe, l985. 131p. Dissertaçâo de Mestrado
Orientador: Ana Lúcia Dias Schliemann.

004.AGUAYO, Rolando Luna. Aplicación de un metodo de aprendizaje activo y grupal de matemática en 89 alumnos de um primer ano de enseñanza média. Campinas: IMECC-UNICAMP, Convênio com OEA- MEC- PREMEM, l979. Dissertaçâo de Mestrado. 81p 
Orientador: Ubiratan D'Ambrósio.

005.AGUIAR, M.C.A. Formaçâo dos conceitos de fraçâo e de proporcionalidade e as operaçôes concretas e formais. Recife: Psic. Cognitiva-UFPE, l980. 9lp. Dis. Mestrado.
Orientador: David W.Carraher e Terezinha N. Carraher.

006.ALCURE, Leila P.P. Audio-visual: meio auxiliar no treinamento de professores. Campinas: IMECC/ OEA- MEC- PRE-MEN/UNICAMP, l982. l34 p. Dissert. de Mestrado.
Orientador: Sérgio Goldenberg.

007.ALDANA, Leonel Morales. Ensino de ciências e minicomputadores. Campinas: IMECC-UNICAMP, conv. OEA-MEC-PRE-MEN, l980. 204 p. Dissertação de Mestrado.
Orientador: Ubiratan D'Ambrosio.

008.ALDANA, L.Morales. Um modelo computacional para a resoluçâo de problemas. Campinas: DEME-FE- UNICAMP, l990.Tese de Doutoramento.
Orientador: Ubiratan D'Ambrosio.

009.ALENCAR, Célia Cury de. Um estudo experimental de um modelo de recuperaçâo, para oitava série em matematica. Rio de Janeiro: CTCH-Ed./PUC-RJ , l978. 201p. Dis.Mestr.
Orientador: José Carmelo Braz de Carvalho.

010.ANASTACIO, Maria Queiroga Amoroso. Consideraçôes sobre a modelagem matemática e a Educaçâo Matemática. Rio Claro: IGCE-UNESP, l990. 103p. Diss. de Mestrado.
Orientador: Eduardo Sebastiani Ferreira

011.ANDRETTA, Edson. Estudo demonstrativo da influência da percepçâo dos espaços euclidianos, lobatschewskiano e riemannianos na execuçâo da perspectiva : nova proposta de currículo de desenho. Curitiba: FE-UFPr, l985.79p. Dissertaçâo de Mestrado.
Orientador: Zélia Milleo Pavâo.

012.ARAÚJO, Antônio Pinheiro de. A formação pedagógica na Licenciatura Plena em Matemática: um estudo avaliativo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. PortoAlegre: FE-UFRGS, l979. ll4p. Dissertação de Mestrado .
Orientador: Carmen Lins Baía de Solari.

013.ARAÚJO, Antônio Pinheiro de. Formação do professor de matemática: realidade e tendências. São Paulo: FE-USP, l990. 220p.. Tese de Doutoramento.
Orientador: Myriam Krasilchik.

014.ARAUJO, Aurea Castilho de Albuquerque. O rendimento escolar em matemática dos alunos da sétima série doprimeiro grau, da Escola Normal Menna Barreto - SâoGabriel(RS) - depende da inteligência e aptidâo especial do aluno e da fluência verbal do professor. San-Maria(RS): Faculdade Interamericana de Educação,UFSM,l974. 56p. Dissertação de Mestrado.
Orientador: Dilma da Luz Pereira.

015.ARAÚJO, Maria Auxiliadora Sampaio. Um levantamento das condiçôes atuais para a realizaçâo do estágio de Matemática FECEB-UFBA, zona urbana de Salvador. Salvador:FE-UFBA, l979. 265p. Dis. de Mestrado.
Orientador: Maria Amélia Matos.

016.AZEVEDO, Angela Maria G.de. Dificuldades no ensino da matemática: um estudo da percepçâo do professor. Sâo Carlos(SP):FE-UFSCar, l988. 143p. Dis. de Mestrado.
Orientador: Rosália Maria Aragâo.

017.BARBOSA, Alice Soares. Prática pedagógica na UFV - Análise de um caso: Cálculo I. Viçosa(MG): Mestr. em Extensâo Rural-UFV, l984. 148p. Diss. de Mestrado.
Orientador: Leda Maria Benevello de Castro.

018.BARBOSA JR, Raimundo. Aprendizagem receptiva - significativa: uma aplicaçâo no ensino da matemática. Fortaleza: FE-UFC, l985. 114p. Dissertaçâo de Mestrado.
Orientador: Hermínio Borges Neto.

019.BARCO, Luiz. Escola: um bem ou um mal? Sâo Paulo: ECA- USP, l989. l27 p. Tese de Livre Docência.

020.BARREIRO, Aguida Celina de Méo. Estudo do processo de ensino da unidade "área das figuras geométricas". Sâo Carlos (SP): FE-UFSCar, l987. 368p. Dis.Mestrado.
Orientador: Fermino F. Sisto.

021.BÉRGAMO, Geraldo Antonio. Ideologia e contra-ideologia na formação do professor de matemática. Rio Claro : IGCE-UNESP, l990. Diss. de Mestrado.
Orientador: Mario Tourasse Teixeira.

022.BERTIELLI, Rosângela. Análise do ensino da matemática em uma sala de aula de la. série do lo. grau. Sâo Carlos(SP) : FE-UFSCar, l985. 60p. Dissertaçâo de Mestrado.
Orientador: Alvaro Pacheco Duran.

023.BERTONHA, Regina Aparecido. O ensino de geometria e o dia-a-dia na sala de aula. Campinas: DEME-FE- UNICAMP, l989. 225p. Dissertaçâo de Mestrado. 
Orientador: Lafayette de Moraes.

024.BEZERRA, Albene de M. Articulaçâo entre o ensino de primeiro grau (quinta a oitava séries) e segundo grau (primeira série) em termos de objetivos sequenciais de matemática. Santa Maria(RS): Faculdade Interamericana de Educaçâo, UFSM, l978. 274p. Dis. de Mestrado

025.BEZERRA, Paulo César. Extensâo para um grande número de alunos e um modelo dinâmico probabilístico para o método keller. Brasília : ICE-UnB, l972. 63p. Dis.Mestr.
Orientador: Luis Carlos Gomes.

026.BIEMBENGUTT, Maria Salett. Modelação Matemática como método de ensino-aprendizagem de matemática em cursos de 1o. e 2o. graus. Rio Claro: IGCE-UNESP,l990. 210p Diss. de Mestrado.
Orientador: Rodney Carlos Bassanezi.

027.BLUMENTHAL, Gládis Renate W. Análise das diferenças relacionadas com o sexo no desempenho de matemática no concurso vestibular unificado e na escolha profissional do estudante. Porto Alegre: UFRGS, l983. 135p. Dissertaçâo de Mestrado.
Orientador: Vânia Maria M. Rasche.

028.BOLDRIN, Maria Inês. Resoluçâo de problemas aritméticos simples envolvendo adiçâo e subtraçâo por escolares de la. série: influência da manipulaçâo de materiais.Sâo Paulo: FE-USP, l986. l09p. e l49p. Dis. Mestrado.
Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

029.BORBA, Marcelo de Carvalho. Um estudo de Etnomatemática:sua incorporaçâo na elaboraçâo de uma proposta pedagógica para o "Núcleo Escola da Favela da Vila Nogueira/Sâo Quirino". Rio Claro(SP): IGCE- UNESP, l987. 266p. Dissertaçâo de Mestrado
Orientador: Maria Aparecida V. Bicudo.

030.BORGES, Pedro Augusto Pereira. Uma experiência de produçâo de currículos de matemática junto a professoresde lo. grau e Universidade. Campinas: DEME-FE-UNICAMPl988. 171p. mais anexos. Dissertaçâo de Mestrado. 
Orientador: Lafayette de Moraes.

031.BREUCKMANN, Henrique. Inovaçôes no ensino de ciências (incluindo matemática): estudo de um projeto. PortoAlegre: FE-UFRGS, 1990. Dissertaçáo de Mestrado
Orientador: Juan Antônio Tijiboy.

032.BRITO, Antonio Olinto Lassance. Teste com referência a critério em matemática: diferenças no atributo do estímulo influenciam o rendimento? Rio de Janeiro: FE-UFRJ, l983. 99p. Dissertaçâo de Mestrado.
Orientador: Nelma Lima Peres.

033.BURAK, Dionísio. Modelagem matemática: uma proposta alternativa para o ensino de matemática na 5a. série. Rio Claro(SP): UNESP, l987. 186p. Dis.Mestrado. 
Orientador: Rodney Bassanezi.

034.BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Matemática de fora e de dentro da escola: do bloqueio à transiçâo. Rio Claro(SP): IGCE-UNESP, l989.Dissertaçâo de Mestrado. l85p. 
Orientador: Ubiratan D'Ambrosio.

035.BüRIGO, Elizabete Zardo. Movimento da Matemática Moderna no Brasil - Estudo da açâo e do pensamento de Educadores matemáticos nos anos 60. Porto Alegre: FE-UFRGS, l989. 208p. Dissertaçâo de Mestrado.
Orientador: Tomaz Tadeu da Silva.

036.CALANI, Maria Cecília. Conceitos geométricos através de linguagem LOGO. Campinas: IMECC-UNICAMP- UEC , l98l.117p. Dissertaçâo de Mestrado.
Orientador: Fernando Curado.

037.CAMPOS, Celina L.de M. Atividades de ensino para a aquisiçâo de conhecimentos matemáticos: uma proposta pedagógica. Curitiba:FE-UFPr,l983. 114p. Dis. Mestrado.
Orientador: Karl Michael Lorenz.

038.CAMPOS, Ely Machado de. Estudo sobre a gênese do conceito de fraçâo na crianca segundo Piaget e com vistas a interferências metodológicas. Porto Alegre: PUC-RS, l975. 225p. Dissertaçáo de Mestrado.
Orientador: Lady Lina Traldi.

039.CARRILLO, Wenceslao R. de Rios. Execuçâo e avaliaçâo de um projeto de ensino programado para a melhoria do ensino de Cálculo na Universidade do Panamá. Campinas:IMECC-UNICAMP, Conv. OEA-MEC-PREMEN, l980. 113p. Dissertaçâo de Mestrado.
Orientador: Henry G. Wetzler.

040.CARVALHO, Dione Lucchesi de. A concepçâo de matemática do professor também se transforma. Campinas: DEME-FE-UNICAMP, l989. 153p. Dissertaçâo de Mestrado. 
Orientador: Lafayette de Moraes.

041.CARVALHO, Maria Vicente de Brito. Aprendizagem da matemática ao final da 4a. série do lo. grau: rendimentomínimo em competências básicas. Rio de Janeiro: FE-UFRJ, l98l. Dissertaçâo de Mestrado.
Orientador: Lídia da Rocha Bastos.

042.CASTAÑEDA, Jose R.C. Analisis de la enseñanza-aprendizage en Matemática do primeiro grado, Escola de Area Santa Maria - RS. Santa Maria (RS): Faculdade Inter-americana de Educaçâo, UFSM, l973. 130p. Dis. Mestr.

043.CASTRO, Mônica Rabello de. O avesso da lógica: aspectos da relaçáo ensino-aprendizagem na escola Tia Ciata.Rio de janeiro: IESAE-FGV, l990. Diss. Mestrado.
Orientador: Circe navarro Vital Brazil

044.CERQUEIRA, Maria de Lourdes Carvalho B. Programa de reforço do ensino da matemática para a 5a. série do lo.grau: uma proposta de estágio supervisionado. Sâo Paulo: (Superv.e Curríc.),PUC-SP,l988. l80p. Dis. Mestr.
Orientador: Ana Maria Saul.

045.CÉSAR, Leila Vasconcelos de Albuquerque. A resoluçâo de problemas de adiçâo e subtraçâo na escola de 1o grau.Recife: Psicologia (Cognt.)-UFPE, 1990. Diss. Mestr.

046.CEVALLOS, Galo Niño. Uma alternativa metodológica para o melhoramento do ensino de matemática através de módulos. Campinas: IMECC-UNICAMP, Conv. OEA-MEC-PREMEN, l98l. Dissertaçâo de Mestrado. vol l:l63p; vol 2:l39p 
Orientador: Sérgio Lorenzato.

047.CHAMIE, Luciana Mancini Stella. A relação aluno-matemática: alguns dos seus significados. Rio Claro: IGCE-UNESP, l990. Dissertaçáo de Mestrado.
Orientador: Maria Aparecida Vigiani Bicudo.

048.COCENZA, Iaracilda de Andrade. Sobre o perfil pedagógico e a formaçâo do prof. I no Estado de Sâo Paulo. Rio Claro: IGCE-UNESP, l990. Diss. de Mestrado
Orientador: Ubiratan D'Ambrosio.

049.COSTA, Walkiria Perez. Desenvolvimento cognitivo segundo Piaget e a aprednizagem em português e matemática de alunos de 5a. série. Rio de Janeiro: CTCH-PUC-RJ,l980 l57p. Dissertaçâo de Mestrado.
Orientador: Marli Elisa Dalmazo Afonso Andre.

050.CURY, Helena Noronha. Análise de erros em demonstraçôes de geometria plana: um estudo com alunos do 3o.grau. Porto Alegre: FE-UFRGS, l988. l86p. Dis. Mestrado.
Orientador: Carmen Lins Baía de Solari.

051.DAMKE, Ilda Righi. Avaliaçâo das atividades curriculares