Dissertações

FREITAS, Franceli Fernandes de. A formação de professoras da Ilha de Maré – Bahia.1997. 122p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Eduardo Sebastiani Ferreira

OLIVEIRA, Marco Antonio Geraldo de. O ensino da álgebra elementar: depoimentos e reflexões daqueles que vêm fazendo sua história. 1997. 121p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

OLIVEIRA, Paulo Cesar. Um estudo sobre o discurso e a prática pedagógica em geometria: representações sociais. 1997. 125p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Maria do Carmo Domite

PINTO, Renata Anastácio. Erros e dificuldades no ensino da álgebra: tratamento dado por professores de 7a série em aula. 1997. 110p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

SCANDIUZZI, Pedro Paulo. A dinâmica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais: uma pesquisa em etnomatemática. 1997. 133p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: João Frederico da Costa Azevedo Meyer.

COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. Os ceramistas do Vale do Jequitinhonha: uma investigação etnomatemática. 1998. 105p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Maria do Carmo Domite.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. 1998. 125p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Regina Célia Carvalho Pinto Moran.

MELO, Gilberto Francisco Alves de. Transformações vividas e percebidas por professores de matemática num processo de mudança curricular. 1998. 159p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini.

SILVA, Mauro Domingos da. O papel de um curso de formação na mudança do discurso e da postura do professor. 1998. 235p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Eduardo Sebastiani Ferreira.

ABREU, Dulce Maria Britto. O conhecimento numérico de jovens e adultos alfabetizandos na (re)criação do conceito de número. 1999. 104p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP), 1999. 104p. Orientadora: Anna Regina Lanner de Moura

CARVALHO, Valéria de. Educação matemática: matemática & educação para o consumo.1999. 161p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Maria do Carmo Domite.

SOUSA, Maria do Carmo de. A percepção de professores atuantes no ensino de matemática nas escolas estaduais da Delegacia de Ensino de Itu, do Movimento Matemática Moderna e de sua influência no currículo atual. 1999. 186p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP).Orientadora: Anna Regina Lanner de Moura.  

STURM, Wilton. As possibilidades do ensino de análise combinatória sob uma abordagem alternativa. 1999. 94p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho.

CASTRO, Franciana Carneiro de. Aprendendo a Ser Professor(a) na Prática: Estudo de uma experiência em Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado. 2002. 149p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini.

CATALANI, Érica Maria Toledo. A Inter-Relação Forma e Conteúdo no Desenvolvimento Conceitual da Fração. 2002. 216p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Anna Regina Lanner de Moura.

CHIEUS JÚNIOR, Gilberto. Matemática: Caiçara-Etnomatemática Contribuindo na Formação Docente. 2002. 119p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Eduardo Sebastiani Ferreira

FAULIN, Daisy. Os Movimentos Qualitativos e Quantitativos na Iniciação Escolar.Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Anna Regina Lanner de Moura

SADER, Patrícia Maria Almeida. Um Processo de Ensino-Aprendizagem de Equações por Alunos Jovens e Adultos em Sala de Aula: as implicações do trânsito em diferentes registros de representação. 2002. 93p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho

MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Professores e Alunos Construindo Saberes e Significados em um Projeto de Estatística para 6a série: estudo de duas experiências em escolas pública e particular. 2002. 218p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora:Dione Lucchesi de Carvalho

MACIEL, Domício Magalhães. A avaliação no processo ensino-aprendizagem de Matemática, no ensino médio: uma abordagem formativa sócio-cognitiva. 2003. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Anna Regina Lanner de Moura

CASTRO, Juliana Facanali. Um Estudo sobre a Própria Prática em um Contexto de Aulas Investigativas de Matemática. 2004. 197p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini  

FRANCO, Izabel Cristina de Araújo.2004. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho

MARCO, Fabiana Fiorezi de. Estudo dos Processos de Resolução de Problema Mediante a Construção de Jogos Computacionais de Matemática no Ensino Fundamental. 2004. 140p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Orientadora: Anna Regina Lanner de Moura e Co-orientadora: Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

ALMEIDA, Adriana Correia. Trabalhando Matemática Financeira em uma Sala de Aula do Ensino Médio da Escola Pública. 2004. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho

ROCHA, Luciana Parente. (Re)constituição dos saberes dos professores de Matemática nos primeiros anos de docência. 2005. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

COELHO, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto. A resolução de problemas: da dimensão técnica a uma dimensão problematizadora. 2005. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho

MELO, Marisol Vieira. Três décadas de pesquisa em Educação Matemática na Unicamp: um estudo histórico a partir de teses e dissertações. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

BIAJONE, Jefferson. Trabalho de Projetos: possibilidades e desafios na formação estatística do Pedagogo. 2006. 250f. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho

REIS, Maria Elidia Teixeira. Formação de professores leigos em serviço: um estudo sobre saberes e práticas docentes em geometria. 2007. 200f. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

SCARLASSARI, Nathalia Tornisiello. Um estudo de dificuldades ao aprender Algebra em situaçoes diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do Ensino Fundamental. 2007. 149p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Anna Regina Lanner de Moura

CRISTOVÃO, Eliane Matesco. Investigaçoes Matematicas na Recuperaçao de Ciclo II e o Desafio da Inclusao Escolar. 2007. 158p. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

O quadro, a seguir, sintetiza numericamente a produção do PraPeM no que se refere a dissertações de mestrado defendidas até o presente momento:

ANO 97 98 99 00 01 02 03 04 05 06 07 TOTAL
5 4 4 - - 6 1 4 2 2 3 31

 

Seminário de 30 anos do Grupo PraPeM

Objetivo do Seminário

  • Comemorar os 30 anos de história do Grupo de Pesquisa PraPeM, destacando sua relevância e contribuição à formação de professores e pesquisadores no campo da Educação Matemática.
  • Compartilhar e discutir experiências investigativas entre egressos do grupo e atuais participantes, bem como de outros pesquisadores, professores e futuros professores interessados associados aos grupos de pesquisa PraPeM, GEPFPM e GdS.
  • Discutir o rumo das pesquisas e práticas pedagógicas em matemática que favorecem a articulação e o desenvolvimento de pesquisa colaborativa entre a universidade e as escolas da educação básica.
  • Fortalecer redes de colaboração entre grupos de pesquisa, instituições de ensino superior e escolas, voltadas ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e à investigação deste sub campo de estudo.
  • Apresentar e discutir as propostas de capítulo de um livro no formato de e-book a ser publicado pelo Grupo PraPeM, em comemoração aos seus 30 anos de estudos.