Teses

Relação das teses defendidas de 1998 e aos dias atuais

CALDEIRA, Ademir Donizete. Educação Matemática e Ambiental: um contexto de mudança. 1998. 328p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: João Frederico C. A. Meyer

MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Concepções Teórico Metodológicas sobre a Introdução e a Utilização de Computadores no Processo Ensino/Aprendizagem da Geometria. 1999. 545p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Sergio Lorenzato

GAZIRE, Eliane Scheid. O Não Resgate das Geometrias. 2000. 217p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Sergio Lorenzato

NACARATO, Adair Mendes. A Educação Continuada sob a Perspectiva da Pesquisa-Ação: currículo em ação de um grupo de professores ao aprender ensinando geometria. 2000. 323p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

GONÇALVES, Tadeu Oliver. Formação e Desenvolvimento Profissional de Formadores de Professores: o caso de professores de matemática da UFPA. 2000. 206p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de Ciências e Matemática: marcas da diferença. 2000. 275p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Rosália Maria Ribeiro de Aragão

SOUZA JUNIOR, Arlindo José de. Trabalho Coletivo na Universidade: trajetória de um grupo no processo de ensinar e aprender Cálculo Diferencial e Integral. 2000. 323p.Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: João Frederico da Costa Azevedo Meyer

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Discurso Memória e Inclusão:reminiscência da matemática escolar de alunos adultos do ensino fundamental. 2001. 445p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho  

REIS, Frederico da Silva. A Tensão Entre Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise: visão de professores-pesquisadores e autores de livros didáticos. 2001. 302p.Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

GUÉRIOS, Ettiène Cordeiro. Espaços Oficiais e Intersticiais da Formação Docente:histórias de um grupo de professores na área de ciências e matemática. 2002. 217p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP).  Orientador: Dario Fiorentini

PINTO, Renata Anastácio. Quando Professores de Matemática Tornam-se Produtores de Textos Escritos. 2002. 246p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini 

JIMÉNEZ ESPINOSA, Alfonso. Quando Professores de Matemática da Escola e da Universidade se Encontram: re-significação e reciprocidade de saberes. 2002. 237p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

LOPES, Celi Espasandin. O Conhecimento Profissional dos Professores e suas Relações com Estatística e Probabilidade na Educação Infantil. 2003. 281p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Anna Regina Lanner de Moura

FERREIRA, Ana Cristina. Metacognição e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática: uma experiência de trabalho colaborativo. 2003. 367p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Maria Ângela Miorim

JARAMILLO QUICENO, Diana Vitória. (Re)constituição do ideário de futuros professores de matemática num contexto de investigação sobre a prática pedagógica. 2003. 269f. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

MELO, Gilberto Francisco Alves de. A Formação Inicial e a Iniciação Científica:investigar e produzir saberes docentes no ensino de álgebra elementar. 2003. 230p.Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Anna Regina Lanner de Moura

OLIVEIRA, Paulo César. O Processo de Aprender noções de Probabilidade e suas Relações no Cotidiano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental: uma história de parceria. 2003. 183p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho

BEAN, Dale Willian. Aprendizagem Pessoal e Aprendizagem Afastada: caso do aluno de cálculo. 2004. 198p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Vera Lucia Xavier Figueiredo e Co-orientadora: Anna Regina Lanner de Moura

COSTA, Gilvan Luiz Machado. O Professor de Matemática e as Tecnologias de Informação e Comunicação: abrindo caminho para uma nova cultura profissional. 2004. 204f. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

SOUSA, Maria do Carmo de. O Ensino de Álgebra numa Perspectiva Lógico-Histórica: um estudo das elaborações correlatas de professores do Ensino Fundamental. 2004. 286p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Anna Regina Lanner de Moura

XAVIER, Conceição Clarete. Educação Matemática e Conflitos Sociais. 2004. 222p.Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho

XAVIER, Conceição Clarete. Educação Matemática e Conflitos Sociais. 2005. 222p.Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho

FREITAS, Maria Teresa Menezes. A escrita no processo de formação contínua do professor de matemática. 2006. 250p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas (SP). Orientador: Dario Fiorentini

 

O quadro, a seguir, sintetiza numericamente a produção do PraPeM no que se refere a teses de doutorado defendidas até o presente momento:

 

ANO 97 98 99 00 01 02 03 04 05 06 Total
Teses 0 1 1 5 2 3 5 4 1 1 23