Teses

CALDEIRA, Ademir Donizete. . Educação Matemática e Ambiental: um contexto de mudança.. 1998. 328p Tese (Doutorado) - Doutorado em Educação: Educação Matemática), FE, Unicamp, Campinas, SP. Orientação: João Frederico C. A. Meyer.
MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra.  Concepções Teórico Metodológicas sobre a Introdução e a Utilização de Computadores no Processo Ensino/Aprendizagem da Geometria.. 1999. 545p Tese (Doutorado) - Doutorado em Educação: Educação Matemática), FE, Unicamp, Campinas, SP. Orientação: Sergio Lorenzato.
GAZIRE, Eliane Scheid.  O Não Resgate das Geometrias.. 2000. 217p Tese (Doutorado) - Doutorado em Educação: Educação Matemática), FE, Unicamp, Campinas, SP. Orientação: Sergio Lorenzato.
NACARATO, Adair Mendes.  A Educação Continuada sob a Perspectiva da Pesquisa-Ação: currículo em ação de um grupo de professores ao aprender ensinando geometria.. 2000. 323p Tese (Doutorado) - Doutorado em Educação: Educação Matemática), FE, Unicamp, Campinas, SP. Orientação: Dario Fiorentini.
GONÇALVES, Tadeu Oliver.  Formação e Desenvolvimento Profissional de Formadores de Professores: o caso de professores de matemática da UfA.. 2000. 206p Tese (Doutorado) - Doutorado em Educação: Educação Matemática), FE, Unicamp, Campinas, SP. Orientação: Dario Fiorentini.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver.  Ensino de Ciências e Matemática: marcas da diferença.. 2000. 275p Tese (Doutorado) - Doutorado em Educação: Educação Matemática), FE, Unicamp, Campinas, SP. Orientação: Rosália Maria Ribeiro de Aragão.
SOUZA JUNIOR, Arlindo José de.  Trabalho Coletivo na Universidade: trajetória de um grupo no processo de ensinar e aprender Cálculo Diferencial e Integral.. 2000. 323p Tese (Doutorado) - Doutorado em Educação: Educação Matemática), FE, Unicamp, Campinas, SP. Orientação: João Frederico da Costa Azevedo Meyer.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis.  Discurso Memória e Inclusão:reminiscência da matemática escolar de alunos adultos do ensino fundamental.. 2001. 445p Tese (Doutorado) - Doutorado em Educação: Educação Matemática), FE, Unicamp, Campinas, SP. Orientação:  Dione Lucchesi de Carvalho  .
REIS, Frederico da Silva.  A Tensão Entre Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise: visão de professores-pesquisadores e autores de livros didáticos.. 2001. 302p Tese (Doutorado) - Doutorado em Educação: Educação Matemática), FE, Unicamp, Campinas, SP. Orientação: Dario Fiorentini.
GUÉRIOS, Ettiène Cordeiro.  Espaços Oficiais e Intersticiais da Formação Docente: histórias de um grupo de professores na área de ciências e matemática.. 2002. 217p Tese (Doutorado) - Doutorado em Educação: Educação Matemática), FE, Unicamp, Campinas, SP. Orientação: Dario Fiorentini.

Seminário de 30 anos do Grupo PraPeM

Objetivo do Seminário

  • Comemorar os 30 anos de história do Grupo de Pesquisa PraPeM, destacando sua relevância e contribuição à formação de professores e pesquisadores no campo da Educação Matemática.
  • Compartilhar e discutir experiências investigativas entre egressos do grupo e atuais participantes, bem como de outros pesquisadores, professores e futuros professores interessados associados aos grupos de pesquisa PraPeM, GEPFPM e GdS.
  • Discutir o rumo das pesquisas e práticas pedagógicas em matemática que favorecem a articulação e o desenvolvimento de pesquisa colaborativa entre a universidade e as escolas da educação básica.
  • Fortalecer redes de colaboração entre grupos de pesquisa, instituições de ensino superior e escolas, voltadas ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e à investigação deste sub campo de estudo.
  • Apresentar e discutir as propostas de capítulo de um livro no formato de e-book a ser publicado pelo Grupo PraPeM, em comemoração aos seus 30 anos de estudos.