Quem Somos

A idéia da formação do grupo PraPeMnasceu da insatisfação de professores e alunos da Área de Educação Matemática da FE/Unicamp em relação a duas tendências dominantes de investigação da prática pedagógica em matemática: uma, técnico-instrumental, que adota a forma de explicações científicas objetivas, isto é, explicações causais, e que segue o modelo da racionalidade técnica, oriundo das ciências empírico-analíticas, cujo interesse é produzir modelos racionais de intervenção na prática escolar e, outra, prático-pragmáticoque nega a reflexão teórico-epistemológica e ético-política, limitando-se a descrever/interpretar superficialmente e genericamente a prática pedagógica.

O grupo PraPeM foi então instituído em 1995 como um núcleo de pesquisadores, pesquisadores docentes e alunos ligados ao CEMPEM e à Área de Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/Unicamp.

Saiba mais sobre o PraPeM através de sua plataforma Lattes da CNPQ.

Seminário de 30 anos do Grupo PraPeM

Objetivo do Seminário

  • Comemorar os 30 anos de história do Grupo de Pesquisa PraPeM, destacando sua relevância e contribuição à formação de professores e pesquisadores no campo da Educação Matemática.
  • Compartilhar e discutir experiências investigativas entre egressos do grupo e atuais participantes, bem como de outros pesquisadores, professores e futuros professores interessados associados aos grupos de pesquisa PraPeM, GEPFPM e GdS.
  • Discutir o rumo das pesquisas e práticas pedagógicas em matemática que favorecem a articulação e o desenvolvimento de pesquisa colaborativa entre a universidade e as escolas da educação básica.
  • Fortalecer redes de colaboração entre grupos de pesquisa, instituições de ensino superior e escolas, voltadas ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e à investigação deste sub campo de estudo.
  • Apresentar e discutir as propostas de capítulo de um livro no formato de e-book a ser publicado pelo Grupo PraPeM, em comemoração aos seus 30 anos de estudos.