Objetivos

O grupo PraPem objetiva o desenvolvimento de estudos e projetos individuais e coletivos de pesquisa que têm como objeto de investigação a atividade pedagógica em Matemática - com seus saberes, práticas e inovações, produzidos sob uma epistemologia de prática reflexiva e investigativa - e os processos de formação e constituição profissional do professor de Matemática;

Para tanto o grupo PraPem e seus sub-grupos têm buscado discutir e desenvolver aportes teórico-metodológicos que concebam e tratem:

  • prática pedagógica em Matemática como complexa e plural, envolvendo múltiplas dimensões a qual está continuamente mudando, porque é parte do movimento sócio-histórico mais amplo de constituição do homem contemporâneo no seio das relações sociais, políticas e culturais;
  • professor de Matemática como sujeito capaz de produzir e re-significar, a partir da prática, saberes da atividade profissional e seu próprio desenvolvimento profissional;
  • formação do professor como um processo contínuo e sempre inconcluso que tem início muito antes do ingresso na licenciatura e se prolonga por toda vida, ganhando força principalmente nos processos partilhados de práticas reflexivas e investigativas;
  • epistemologia da prática pedagógica em Matemática como um campo de estudo de práticas discursivas e interativas entre alunos e professores e de saberes docentes (englobando conhecimentos conceituais sobre Matemática e o processo ensino-aprendizagem, competências, habilidades, atitudes, saber fazer e saber-ser) produzidos e utilizados realmente pelos professores em sua prática cotidianas.

Seminário de 30 anos do Grupo PraPeM

Objetivo do Seminário

  • Comemorar os 30 anos de história do Grupo de Pesquisa PraPeM, destacando sua relevância e contribuição à formação de professores e pesquisadores no campo da Educação Matemática.
  • Compartilhar e discutir experiências investigativas entre egressos do grupo e atuais participantes, bem como de outros pesquisadores, professores e futuros professores interessados associados aos grupos de pesquisa PraPeM, GEPFPM e GdS.
  • Discutir o rumo das pesquisas e práticas pedagógicas em matemática que favorecem a articulação e o desenvolvimento de pesquisa colaborativa entre a universidade e as escolas da educação básica.
  • Fortalecer redes de colaboração entre grupos de pesquisa, instituições de ensino superior e escolas, voltadas ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e à investigação deste sub campo de estudo.
  • Apresentar e discutir as propostas de capítulo de um livro no formato de e-book a ser publicado pelo Grupo PraPeM, em comemoração aos seus 30 anos de estudos.