GEPFPM

Breve histórico do GEPFPM

GEPFPM – Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores de Matemática – foi criado por iniciativa de pós-graduandos (mestrandos e doutorados) da Área de Educação Matemática da FE/Unicamp, durante o segundo semestre de 1999. A formação de grupo foi motivada pela necessidade que esses estudantes tinham de realizar estudos que trouxessem aportes teórico-metodológicos acerca da investigação sobre formação e desenvolvimento profissional de professores de matemática.  Esses estudantes buscaram apoio do professor Dario Fiorentini que se dispôs a acompanhar as atividades do Grupo e validar academicamente seus estudos junto ao Programa de Pósgraduação.

O grupo inicial foi constituído pelos posgraduandos:  Ana Cristina Ferreira, Celi Espasandin (principais desencadeadoras do processo de constituição do grupo),  Alfonso Jiménez Espinosa, Diana Jaramillo, Gilberto Francisco Alves de Melo e Paulo César Oliveira. No ano seguinte, o grupo foi ampliado e passou a contar também com a participação efetiva, além do professor Dario Fiorentini, de outros interessados: Adair Mendes Nacarato, Renata Anastácio Pinto, Valéria Carvalho. Em 2001 e 2002 o grupo contou também a presença de outros interessados: Carmem Passos, Ettiène Guérios, Franciana de Castro, Gilvan M. Costa, Luciana Parente Rocha, Maria Teresa M. Freitas, Rosana G.S. Miskulin. No presente ano (2003), novos integrantes passaram também a participar do grupo: Bárbara Sicardi, Marisol V. Melo, Regina Célia Grando e Renata P. Gama

Objetivos do GEPFPM  

Hoje, os principais objetivos do GEPFPM são:

  • Desenvolver estudos teórico-metodológicos acerca do trabalho e dos saberes docentes em matemática e, sobretudo, do processo de formação e desenvolvimento profissional do professor de matemática, incluindo a formação inicial e a continuada.
  • Desenvolver projetos individuais e coletivos de pesquisa que têm como objeto de investigação o trabalho, a cultural profissional e os saberes docentes do professor de matemático no contexto atual das mudanças sociais, tecnológicas e políticas.
  • Desenvolver estudos sobre o estado da arte da pesquisa brasileira sobre formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática.

Discutir e desenvolver aportes teórico-metodológicos que concebam e tratem:

  • o professor de Matemática como sujeito capaz de produzir e re-significar, a partir da prática, saberes da atividade profissional e seu próprio desenvolvimento profissional;
  • a formação e desenvolvimento profissional do professor como um processo contínuo e sempre inconcluso que tem início muito antes do ingresso na licenciatura e se prolonga por toda vida, ganhando força principalmente nos processos partilhados de práticas reflexivas e investigativas;
  • a epistemologia da prática docente em Matemática como um campo de estudo de práticas discursivas e interativas entre alunos e professores e de saberes docentes (englobando conhecimentos conceituais sobre Matemática e o processo ensino-aprendizagem, competências, habilidades, atitudes, saber fazer e saber-ser) produzidos e utilizados realmente pelos professores em sua prática cotidiana.

Membros do GEPFPM  

A partir de 2004 o grupo passou a constituir-se dos seguintes membros:

Profa. Dra. Adair Mendes Nacarato (Docente Universidade São Francisco)

Bárbara Cristina Moreira Sicardi (Docente Universidade Metodista de São Paulo e doutoranda Unicamp)

Profa. Dra. Cármen Lúcia Brancaglion Passos (Docente Universidade Federal de São Carlos)

Profa. Dra. Celi Aparecida Spasandin Lopes (Docente da UNICSUL-São Paulo)

Prof. Dr. Dario Fiorentini (Docente Unicamp)

Eleonora Dantas Brum (Mestranda da Universidade São Franciso)

Luciana Parente Rocha (Mestranda Unicamp)

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid (Mestre pela FE/Unicamp e Docente da Unip/Campinas)

Maria Elídia Teixeira Reis (Mestre Unicamp)

Maria Teresa Menezes Freitas (Docente Universidade Federal de Uberlândia e doutoranda Unicamp)

Marisol Viera Melo (Mestre Unicamp)

Profa. Dra. Regina Célia Grando (Docente Universidade São Francisco)

Renata Prenstteter Gama (Doutoranda Unicamp)

Profa. Dra. Rosana Giaretta Sguerra Miskulin (Docente UNESP-Rio Claro)

José Ronaldo Melo (Doutorando Unicamp)

Projetos desenvolvidos pelo GEPFPM:

1. Título: ESTADO DA ARTE DA PESQUISA BRASILEIRA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA.

Objetivo: o objetivo geral do estudo é mapear e descrever o estado da arte pesquisa brasileira sobre formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática. Seus objetivos específicos são os seguintes: (1) Identificar e listar as dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no Brasil que tem como objeto de estudo a formação do professores de matemática; (2) Identificar os centros em que estes estudos foram realizados e os principais orientadores; (3) Categorizar e descrever estes estudos segundo o foco temático de investigação; (4) Fazer um balanço crítico destes estudos, situando-os frente às tendências teórico-metodológicas internacionais.

Metodologia: a pesquisa é do tipo histórico-bibliográfico e o material de estudo é constituído de dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no Brasil a partir da década de 1970 e que tem como foco de estudo o “Professor de Matemática”, sobretudo seu processo de formação inicial e continuada.  Para cada foco temático, é realizado um levantamento dos estudos produzidos, com posterior fichamento, procurando extrair, além de informações gerais (autor, título, instituição, ano de defesa, orientador e título acadêmico obtido), outras mais específicas e pertinentes aos objetivos do estudo em questão, tais como: problema ou questão de investigação; aportes teóricos; objetivos; procedimentos metodológicos de pesquisa; e principais resultados. A primeira aproximação do grupo com o material de estudo é realizada mediante a leitura dos resumos dos trabalhos, a partir da qual delimita-se os trabalhos que farão parte do estudo e serão lidos e analisados na íntegra.

Histórico e resultados:

Um primeiro estudo foi realizado em 2000 por solicitação da SBEM/DNE e apresentado no I SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática), tendo  como títuloEstado da arte da pesquisa brasileira sobre formação de professores que ensinam matemática: uma primeira  aproximação, publicado no Livro de Resumos do I SIPEM, Serra Negra (SP), 2000, p. 264-271.

  • Em 2002 deu-se continuidade ao estudo anterior, descrevendo o estado da arte da pesquisa brasileira sobre formação de professores que ensinam Matemática no período de 1978 a 2002. Delimitou-se o estudo às dissertações de mestrado e teses de doutorado que têm como foco de investigação a formação ou o desenvolvimento profissional do professor, obteve-se um conjunto de 112 estudos que foram categorizados em dois grandes focos. Formação inicial (59 estudos), abrangendo estudos sobre: programas e cursos; Prática de Ensino e Estágio; outras disciplinas; experiências/atividades extra-curriculares; formação, pensamento e prática de formadores de professores; entre outros. Formação continuada (51), com estudos sobre: modelos/programas/projetos; cursos de atualização/especialização; a própria prática do formador;  grupos ou práticas colaborativas; e iniciação e evolução profissional do professor. O resultado deste estudo culminou com a produção do artigo intitulado Formação de professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira , o qual foi publicado na Revista: Educação em Revista – Dossiê: Educação Matemática, Belo Horizonte, UFMG, n. 36, 2002, p. 137-160. Este trabalho foi apresentado em dois eventos da área de Educação Matemática: I Seminário Nacional de Licenciaturas em Matemática (Salvador, 2003) e na XI Conferência Interamericana de Educação Matemática (Blumenau, 2003).
  • Essa visão panorâmica das pesquisas brasileiras possibilitou a identificação de vários focos temáticos, evidenciando a necessidade de estudos mais aprofundados sobre cada foco. O primeiro foco escolhido para estudo diz respeito às pesquisas sobre grupos colaborativos na formação do professor que ensina matemática. Uma primeira sistematização deste estudo, que envolveu a análise de oito teses de doutorado, foi apresentada no II SIPEM (Santos, 2003), tendo por título Um estudo sobre pesquisas de grupos colaborativos na formação de pofessores de matemática. Uma segunda sistematização, focalizando as contribuições do trabalho colaborativo para a formação e o desenvimento profissional do professor que ensina matemática, foi realizada e será apresentada no ICME-10 (Copenhagen, Dinamarca, 2004), tendo por título Brazilianresearch on collaborative groups of mathematics teachers. Essas duas sistematizações resultaram no artigo intitulado Pesquisas de grupos colaborativos na formação de professores de matemática: um olhar sobre a produção do Prapem/Unicamp, o qual será publicado no 2º Livro produzido pelo Grupo GEPFPM que tem por título A Fomação continuada de professores de matemática: investigando e teorizando a partir da prática, organizado por Fiorentini e Nacarato (no prelo).
  • O segundo foco escolhido pelo grupo para estudo, diz respeito às pesquisas que investigam os saberes docentes. Foram identificados 18 estudos que abordam os saberes dos professores sobre o ensino da matemática. Uma primeira sistematização desses trabalhos será apresentada no VIII ENEM (Recife, 2004), tendo por títuloSaberes docentes: um olhar sobre a produção acadêmica brasileira na área de educação matemática.

2.  Título: CULTURA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO PÓS-MODERNO.

Objetivos: 

  1. Desenvolver estudos teóricos e empíricos sobre processo de formação e desenvolvimento profissional de professores de matemática e de produção da cultura profissional no contexto da pós-modernidade, investigando a condição da produção do trabalho docente nas escolas em face das mudanças sociais, políticas e tecnológicas do mundo globalizado;
  2. Desenvolver estudos teóricos e empíricos sobre a formação, o trabalho e o desenvolvimento profissional de formadores de professores que ensinam matemática.

Metodologia: leituras teóricas de autores nacionais e internacionais que tematizam a condição, a cultura, o trabalho, as mudanças curriculares e a formação docente no contexto atual (pós-moderno, neoliberal e globalizado), articulando projetos coletivos de pesquisa de campo desenvolvidos, sempre que possível, em colaboração com os professores escolares.

Histórico e resultados: os estudos sobre o tema deste projeto tiveram início em março de 2002. Durante este ano foram desenvolvidos estudos teóricos sobre a cultura, o trabalho colaborativo, as mudanças curriculares e a condição docente no contexto atual da pós-modernidade o qual está estreitamente relacionado ao movimento político-econômico atual de globalização da economia de livre mercado (neoliberal). O principal autor estudado durante o ano de 2002 foi Andy Hargreaves. Como trabalho de campo foi desenvolvida, junto aos professores paulistas de matemática, uma pesquisa que tem por título O desafio de ser professor de Matemática hoje no Brasil. Esta pesquisa teve como referência os estudos de Andy Hargreaves relativos à condição paradoxal da docência no contexto atual de globalização e de reformas educacionais e teve por objetivo investigar como os professores paulistas de Matemática percebem e enfrentam os desafios atuais da profissão docente nas escolas. Tendo como material de análise 22 questionários, com questões abertas, aplicados aleatoriamente, o estudo investigou as condições do trabalho docente no Brasil, destacando: o professor como vítima e contraponto; o desafio de ser professor de Matemática hoje; o professor de matemática e as reformas curriculares; a busca de atualização e de desenvolvimento profissional; e perspectivas futuras. Os professores, embora constatem que suas expectativas educativas entram em conflito com as soluções estandardizadas e prescritivas das reformas – tornando-se vítimas do sistema –, lutam e criam formas diversificadas de enfrentar o desafio de ser professor hoje, assumindo o papel de contrapontos desse sistema. Na impossibilidade de um trabalho coletivo e partilhado, muitas vezes, sozinhos em seus ambientes de trabalho, procuram implementar reformas curriculares, buscam sua atualização e desenvolvimento profissional, revelam esperanças de mudanças e almejam que a escola se constitua, efetivamente, em local de aprendizagem. Este trabalho foi apresentado em dois congressos: na XI Conferência Interamericana de Educação Matemática (Blumenau, 2003) e no VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores(Águas de Lindóia, SP, 2003), o qual será publicado no 2º Livro produzido pelo Grupo GEPFPM que tem por título A Fomação continuada de professores de matemática: investigando e teorizando a partir da prática, organizado por Fiorentini e Nacarato (no prelo).

Publicações do GEPFPM  

FIORENTINI, D. (Org) Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003, 248p.

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (Org.) Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. São Paulo: Musa Editora e GEPFPM-Prapem-FE/Unicamp, 2005, 223p.