SHIAM

SHIAM

 

IX SHIAM

Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?

O VIII SHIAM, ocorrido remotamente, abriu espaço para que docentes e formadores de professores pudessem compartilhar suas experiências, aventuras e desafios de ensinar e aprender matemática em tempo de pandemia. Muitos deles se viram desafiados a (re)inventar suas práticas docentes e a aprender, na prática, a ensinar remotamente e conquistar o interesse dos alunos em ambientes mediados pela tecnologia. Os palestrantes foram unânimes em afirmar que, depois dessa experiência de ensino remoto, utilizando recursos computacionais e de comunicação, as aulas já não voltariam a ser as mesmas.

Transcorridos dois anos daquele encontro, e com a volta à presencialidade, docentes e formadores de professores percebem que, efetivamente, encontraram uma escola diferente. Mas, o que realmente mudou? Como professores e estudantes se transformaram neste período? Como se modificaram as práticas docentes? Por sua vez, no reencontro face a face com os alunos, os colegas e os pais se identificam novos desafios para os processos de ensinar e aprender matemática: Como revalorizar o papel da escola como espaço cotidiano de interação entre sujeitos que ensinam e aprendem (matemática)? Como acolher as situações socioemocionais decorrentes do período de isolamento social nas aulas de matemática? Como atender às sérias desfasagens entre alunos que conseguiram acompanhar de diversas formas o ensino remoto? Como aproveitar as múltiplas aprendizagens com a tecnologia para mobilizar novas formas de aprender matemática em sala de aula? Qual o papel da colaboração nesses processos? 

Esses e outros questionamentos, assim como também algumas reflexões sobre o que realmente mudou no retorno às escolas na pós-pandemia, motivaram o Grupo de Sábado a eleger como tema central para o IX SHIAM as “Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?” 

Neste IX SHIAM, portanto, esperamos ouvir e discutir narrativas e investigações de experiências de retomada do ensino presencial, seja em aulas do ensino de matemática nos diferentes contextos escolares, seja no Ensino Superior ou no contexto da formação de professores que ensinam matemática. Assim sendo, daremos destaque às experiências e pesquisas centradas: nas mudanças estruturais, curriculares e didático-pedagógicas ocorridas em relação ao ensino anterior à pandemia; no ensino com a tecnologia na pós-pandemia; nos desafios enfrentados pelo professor, sobretudo, na recuperação do atraso da aprendizagem matemática ocorrida durante os dois anos de pandemia e no que cada docente optou por privilegiar nesse processo; na (re)valorização do ensino presencial, particularmente da frequência dos estudantes e dos processos de socialização, por parte de toda a comunidade escolar; e no trabalho colaborativo desenvolvido ao longo desses processos.

Assim, convidamos vocês a participarem em mais este encontro para,  juntos, repensar as práticas de ensinar e aprender matemática e a formação de professores.

 

Submissão do IX SHIAM 

  • Para a submissão de resumos expandidos (de até 3 páginas), é preciso que todos os autores estejam inscritos no evento, mas apenas um (primeiro autor) deve submeter o arquivo.
  • A inscrição deverá ser paga por todos os autores do trabalho, pois os resumos expandidos (de até 3 páginas) só serão avaliados após a efetivação do pagamento da inscrição.
  • Cada trabalho pode conter no máximo 5 (cinco) autores. O participante poderá ser primeiro autor 2 (duas) vezes, porém em modalidades diferentes: Comunicação Científica; Comunicação de Experiência; Roda de Conversa; e Oficina de submissão trabalhos. Por exemplo, o participante poderá ser primeiro autor somente em uma comunicação científica (ou experiência) e em uma oficina. Não restringiremos a quantidade de coautoria.
  • Para todas as modalidades, é necessário o envio de resumo expandidos (de até 3 páginas) para avaliação seguindo o template disponibilizado na seção de submissão abaixo. Os resumos expandidos (de até 3 páginas) serão avaliados pela Comissão Científica e, se aceitos, serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los ao longo do evento, visando escolher a sala de comunicação de seu interesse.
  • Após a realização do evento, os participantes que tiverem seus resumos expandidos (de até 3 páginas) aceitos para apresentação, terão a possibilidade de submeter o trabalho completo para publicação nos anais do evento: Comunicações Científicas e de Experiência (mínimo 7 e máximo de 8 páginas), Sessões de Roda de Conversa (mínimo 8 e máximo 10 páginas) e Oficinas (mínimo 5 e máximo 6 páginas). As orientações e os templates serão encaminhados aos autores. O prazo para essa segunda etapa será até 30 de outubro de 2023. Os trabalhos que não forem apresentados no evento não serão publicados nos anais.

 

Certificação IX Shiam

  • O certificado de participação está condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades do evento, que compreende a presença nas mesas-redondas e nas sessões de comunicações.

  • Os certificados de participação no evento terão carga horária de 30 horas.

  • O certificado de apresentação de trabalho será emitido para os autores, se for realizada a identificação do pagamento de todos os autores e se o trabalho for efetivamente apresentado.

 


Apresentação da Palestra de Abertura do VII SHIAM – El círculo virtuoso de la formación de profesores

Prof. Dr. Miguel Montes (Universidad de Huelva – Espanha)

 

conferencia_sobre_fpvii_shiam_definitiva.pdf

 

Palestra de Encerramento – O conhecimento do professor e a avaliação formativa: que pontos de encontro?

Profª. Drª. Leonor Santos (Universidade de Lisboa)

 

apresentacao_de_encerramento_do_vii_shiam.pdf

 

Palestra – Formação de professores para ensinar matemática de uma perspectiva decolonial

Prof. Dr. Victor Giraldo (UFRJ)

formacao_de_professores_para_ensinar_matematica_prof._dr._victor_giraldo_ufrj.pdf

 

 

CADERNO DE RESUMOS DO VII SHIAM

caderno_de_resumos_vii_shiam.pdf

 

PROGRAMAÇÃO DETALHADA DE COMUNICAÇÕES E OFICINAS

programacao_detalhada_vii_shiam.pdf

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES NAS OFICINAS

FORMULÁRIO

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: https://www.cempem.fe.unicamp.br/shiam/programacao

 

Partimos da premissa de que os educadores necessitam constituir comunidades investigativas locais que discutam, analisem, sistematizem, teorizem e escrevam sobre seu trabalho, buscando compreendê-lo e transformá-lo de acordo com os desafios e necessidades de cada realidade escolar.

Nesta perspectiva, já estamos em sua 7ª edição, com um histórico de pesquisa e colaboração envolvendo pesquisadores e professores em diferentes temáticas: colaboração e desenvolvimento profissional; Aprendizagens e Desafios em Comunidades de Professores que Ensinam Matemática; Experiências sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática; Estudos e problematizações de aulas como alternativas ao desenvolvimento profissional docente e à melhoria do ensino e da aprendizagem matemática.

Em 2019 o VII SHIAM terá como temática “A necessidade de uma mudança de foco na Formação de Professores e o papel central do Conhecimento Especializado do professor e dos contextos formativos”, e pretendemos ampliar e consolidar este espaço formativo, sendo o Seminário uma instância nacional onde professores que ensinam matemática e pesquisadores tenham oportunidade de socializar, discutir e refletir especificamente suas diferentes experiências, necessidades e investigações de e em aulas de matemática.

No decorrer desses anos foram muitos momentos de aprendizado com as experiências nossas e dos outros, que têm vindo a contribuir para problematizar e desnaturalizar as práticas cotidianas da escola.

Esperamos por vocês em mais este momento para JUNTOS podermos repensar a formação de professores que ensinam matemática e a nossa própria prática matemática.

 

Organização:
GRUPO DE SÁBADO / FE - UNICAMP
 
Contato:
 
Local:
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CENTRO DE CONVENÇÕES
 

Inscrições abertas!

 
 
 

Instituições Promotoras: