SHIAM

SHIAM

I SHIAMzinho

O I SHIAMzinho é uma novidade no IX SHIAM, com o objetivo de proporcionar às mamães e aos papais professoras(es)/pesquisadoras(es) mais tranquilidade para participarem do evento, além de promover momentos de recreação e diversão para as crianças. Por razão de ser a primeira edição em que oferecemos este espaço para as nossas crianças, o SHIAMzinho ocorrerá apenas durante as atividades do período da tarde. Poderão participar crianças entre 4 e 10 anos, e crianças entre 1 e 3 anos desde que acompanhadas por um(a) responsável. As vagas são limitadas para até 20 crianças e não teremos condições de abrir exceções. Os(as) responsáveis pelas crianças inscritas receberão no primeiro dia do evento um informativo sobre a dinâmica do SHIAMzinho e terão que assinar um termo de concordância. Esperamos que o SHIAMzinho seja um sucesso visando o aprimorado para as próximas edições.

Realize a inscrição neste formulário: https://forms.gle/8UH1KAqsfrW95xj5A  (VAGAS LIMITADAS)

 

 

 

Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?

O VIII SHIAM, ocorrido remotamente, abriu espaço para que docentes e formadores de professores pudessem compartilhar suas experiências, aventuras e desafios de ensinar e aprender matemática em tempo de pandemia. Muitos deles se viram desafiados a (re)inventar suas práticas docentes e a aprender, na prática, a ensinar remotamente e conquistar o interesse dos alunos em ambientes mediados pela tecnologia. Os palestrantes foram unânimes em afirmar que, depois dessa experiência de ensino remoto, utilizando recursos computacionais e de comunicação, as aulas já não voltariam a ser as mesmas.

Transcorridos dois anos daquele encontro, e com a volta à presencialidade, docentes e formadores de professores percebem que, efetivamente, encontraram uma escola diferente. Mas, o que realmente mudou? Como professores e estudantes se transformaram neste período? Como se modificaram as práticas docentes? Por sua vez, no reencontro face a face com os alunos, os colegas e os pais se identificam novos desafios para os processos de ensinar e aprender matemática: Como revalorizar o papel da escola como espaço cotidiano de interação entre sujeitos que ensinam e aprendem (matemática)? Como acolher as situações socioemocionais decorrentes do período de isolamento social nas aulas de matemática? Como atender às sérias desfasagens entre alunos que conseguiram acompanhar de diversas formas o ensino remoto? Como aproveitar as múltiplas aprendizagens com a tecnologia para mobilizar novas formas de aprender matemática em sala de aula? Qual o papel da colaboração nesses processos? 

Esses e outros questionamentos, assim como também algumas reflexões sobre o que realmente mudou no retorno às escolas na pós-pandemia, motivaram o Grupo de Sábado a eleger como tema central para o IX SHIAM as “Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?” 

Neste IX SHIAM, portanto, esperamos ouvir e discutir narrativas e investigações de experiências de retomada do ensino presencial, seja em aulas do ensino de matemática nos diferentes contextos escolares, seja no Ensino Superior ou no contexto da formação de professores que ensinam matemática. Assim sendo, daremos destaque às experiências e pesquisas centradas: nas mudanças estruturais, curriculares e didático-pedagógicas ocorridas em relação ao ensino anterior à pandemia; no ensino com a tecnologia na pós-pandemia; nos desafios enfrentados pelo professor, sobretudo, na recuperação do atraso da aprendizagem matemática ocorrida durante os dois anos de pandemia e no que cada docente optou por privilegiar nesse processo; na (re)valorização do ensino presencial, particularmente da frequência dos estudantes e dos processos de socialização, por parte de toda a comunidade escolar; e no trabalho colaborativo desenvolvido ao longo desses processos.

Assim, convidamos vocês a participarem em mais este encontro para,  juntos, repensar as práticas de ensinar e aprender matemática e a formação de professores.

 

Submissão do IX SHIAM 

https://www.even3.com.br/ixshiam/ 

  • Para a submissão de resumos expandidos (de até 3 páginas), é preciso que todos os autores estejam inscritos no evento, mas apenas um (primeiro autor) deve submeter o arquivo.

  • A inscrição deverá ser paga por todos os autores do trabalho, pois os resumos expandidos (de até 3 páginas) só serão avaliados após a efetivação do pagamento da inscrição.
  • Cada trabalho pode conter no máximo 5 (cinco) autores. O participante poderá ser primeiro autor 2 (duas) vezes, porém em modalidades diferentes: Comunicação Científica; Comunicação de Experiência; Roda de Conversa; e Oficina de submissão trabalhos. Por exemplo, o participante poderá ser primeiro autor somente em uma comunicação científica (ou experiência) e em uma oficina. Não restringiremos a quantidade de coautoria.
  • Para todas as modalidades, é necessário o envio de resumo expandidos (de até 3 páginas) para avaliação seguindo o template disponibilizado na seção de submissão abaixo. Os resumos expandidos (de até 3 páginas) serão avaliados pela Comissão Científica e, se aceitos, serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los ao longo do evento, visando escolher a sala de comunicação de seu interesse.
  • Após a realização do evento, os participantes que tiverem seus resumos expandidos (de até 3 páginas) aceitos para apresentação, terão a possibilidade de submeter o trabalho completo para publicação nos anais do evento: Comunicações Científicas e de Experiência (mínimo 7 e máximo de 8 páginas), Sessões de Roda de Conversa (mínimo 8 e máximo 10 páginas) e Oficinas (mínimo 5 e máximo 6 páginas). As orientações e os templates serão encaminhados aos autores. O prazo para essa segunda etapa será até 30 de outubro de 2023. Os trabalhos que não forem apresentados no evento não serão publicados nos anais.