Submissão do trabalho completo para os anais do evento
O texto completo deverá ser enviado para o email especifico do eixo a que foi submetido seguindo necessariamente o template respetivo com os limites definidos: Trabalho Completo de Comunicação Científica (mínimo 7 e máximo de 8 páginas); Trabalho Completo de Pôsteres (1 página); Trabalho Completo de Oficinas (mínimo 5 e máximo 6 páginas). Acesse os e-mail e os templates na aba "SUBMISSÃO DE TRABALHOS" ou pelo link.
Certificados
Os certificados de participação no evento e apresentação de trabalhos estão disponíveis no site da Faculdade de Educação da Unicamp e podem ser acessados pelo link www.fe.unicamp.br/certificados/
Apresentação da Palestra de Abertura do VII SHIAM – El círculo virtuoso de la formación de profesores
Prof. Dr. Miguel Montes (Universidad de Huelva – Espanha)
conferencia_sobre_fpvii_shiam_definitiva.pdf
Palestra de Encerramento – O conhecimento do professor e a avaliação formativa: que pontos de encontro?
Profª. Drª. Leonor Santos (Universidade de Lisboa)
apresentacao_de_encerramento_do_vii_shiam.pdf
Palestra – Formação de professores para ensinar matemática de uma perspectiva decolonial
Prof. Dr. Victor Giraldo (UFRJ)
formacao_de_professores_para_ensinar_matematica_prof._dr._victor_giraldo_ufrj.pdf
CADERNO DE RESUMOS DO VII SHIAM
caderno_de_resumos_vii_shiam.pdf
PROGRAMAÇÃO DETALHADA DE COMUNICAÇÕES E OFICINAS
programacao_detalhada_vii_shiam.pdf
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES NAS OFICINAS
PROGRAMAÇÃO COMPLETA: https://www.cempem.fe.unicamp.br/shiam/programacao
Partimos da premissa de que os educadores necessitam constituir comunidades investigativas locais que discutam, analisem, sistematizem, teorizem e escrevam sobre seu trabalho, buscando compreendê-lo e transformá-lo de acordo com os desafios e necessidades de cada realidade escolar.
Nesta perspectiva, já estamos em sua 7ª edição, com um histórico de pesquisa e colaboração envolvendo pesquisadores e professores em diferentes temáticas: colaboração e desenvolvimento profissional; Aprendizagens e Desafios em Comunidades de Professores que Ensinam Matemática; Experiências sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática; Estudos e problematizações de aulas como alternativas ao desenvolvimento profissional docente e à melhoria do ensino e da aprendizagem matemática.
Em 2019 o VII SHIAM terá como temática “A necessidade de uma mudança de foco na Formação de Professores e o papel central do Conhecimento Especializado do professor e dos contextos formativos”, e pretendemos ampliar e consolidar este espaço formativo, sendo o Seminário uma instância nacional onde professores que ensinam matemática e pesquisadores tenham oportunidade de socializar, discutir e refletir especificamente suas diferentes experiências, necessidades e investigações de e em aulas de matemática.
No decorrer desses anos foram muitos momentos de aprendizado com as experiências nossas e dos outros, que têm vindo a contribuir para problematizar e desnaturalizar as práticas cotidianas da escola.
Esperamos por vocês em mais este momento para JUNTOS podermos repensar a formação de professores que ensinam matemática e a nossa própria prática matemática.
GRUPO DE SÁBADO / FE - UNICAMP
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CENTRO DE CONVENÇÕES
Inscrições abertas!
Instituições Promotoras:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |