SHIAM

SHIAM

 

X Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática

 

O Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática (Shiam) se tornou um evento tradicionalmente muito importante para o campo da Educação Matemática e aguardado por todos(as). Espaço de encontro privilegiado em que professores(as) que ensinam matemática e pesquisadores(as) têm a oportunidade de socializar, discutir, analisar e refletir especificamente suas diferentes experiências, necessidades e investigações de e em aulas de matemática.

A cada edição, o Shiam amplia o seu alcance e promove a participação de professores(as) que ensinam matemática nas redes públicas e privadas da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Superior, além de futuros(as) professores(as), pós-graduandos(as) e gestores(as) educacionais.

O Shiam é uma iniciativa do Grupo de Sábado (GdS), subgrupo do PraPeM-CEMPEM (Prática Pedagógica em Matemática - Círculo de Estudo Memória e Pesquisa em Educação Matemática), da Faculdade de Educação da Unicamp, com um histórico de pesquisa e colaboração em diferentes temáticas.

Em 2026 o X SHIAM terá como tema

 

Histórias Docentes e Realidades da Escola Brasileira: Matemática como Prática de Esperança

 

Onde o objetivo será compartilhar e valorizar as experiências reflexivas, investigativas e colaborativas entre professores(as) da Escola Básica, formadores(as) e pesquisadores(as) da Universidade, destacando, numa perspectiva narrativa, o ensino da matemática como ato de ruptura de silêncios e como prática transformadora na Educação Brasileira.

 

 

Histórico do SHIAM

 

O Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (Shiam) consolidou-se como um evento de grande relevância para o campo da Educação Matemática, sendo aguardado por professores(as) e pesquisadores(as) de todo o país. Constitui-se em um espaço privilegiado de encontro, no qual docentes que ensinam matemática e pesquisadores(as) têm a oportunidade de socializar, discutir, analisar e refletir sobre suas diferentes experiências, necessidades e investigações de e em aulas de matemática.

O Shiam é uma iniciativa do Grupo de Sábado (GdS), subgrupo do PraPeM-CEMPEM (Prática Pedagógica em Matemática – Círculo de Estudo Memória e Pesquisa em Educação Matemática), vinculado à Faculdade de Educação da Unicamp, que possui um histórico de pesquisa e colaboração em diversas temáticas. Motivado pelo interesse em compartilhar narrativas e resultados de investigações com outros(as) professores(as) e pesquisadores(as), o GdS promoveu, em 2006, a primeira edição do Shiam (I Shiam).

A cada nova edição, o evento ampliou seu alcance e promoveu a participação de professores(as) que ensinam matemática nas redes públicas e privadas da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio e Educação Superior, além de futuros(as) professores(as), pós-graduandos(as) e gestores(as) educacionais.

O II Shiam, realizado em 2008, contou com o dobro de apresentações em relação à primeira edição. As demais edições seguiram uma periodicidade bienal, com o III Shiam em 2010. Considerando que o público principal do evento sempre foi composto por professores(as) da Educação Básica, ajustes foram realizados para ampliar a participação. Assim, o IV Shiam ocorreu em 2013, seguido pelo V Shiam (2015), VI Shiam (2017) e VII Shiam (2019). Este último contou com a parceria do grupo de pesquisa e formação Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor de e que Ensina Matemática (CIEpsMat).

O VIII Shiam (2021), realizado de forma remota, possibilitou que docentes e formadores(as) compartilhassem experiências, aventuras e desafios de ensinar e aprender matemática em tempos de pandemia. Muitos(as) foram desafiados(as) a (re)inventar suas práticas e a aprender, na prática, a ensinar remotamente, mantendo o interesse dos(as) estudantes(as) em ambientes mediados por tecnologias digitais. A organização contou com a parceria entre os grupos GdS/PraPeM e GPEMATEC/IFSP – Campus Hortolândia, além do apoio de diversos campi do IFSP. Os(as) palestrantes foram unânimes em afirmar que, após a experiência do ensino remoto mediado por tecnologias, as aulas de matemática jamais seriam as mesmas.

Dois anos após aquele encontro, com o retorno à presencialidade, docentes e formadores(as) perceberam transformações significativas no contexto escolar. Além disso, com a Reforma do Ensino Médio, as escolas passaram a vivenciar as implicações do Novo Ensino Médio (NEM) nas práticas docentes. Tais reflexões motivaram a realização do IX Shiam (2023), sob o tema “Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?”. Essa edição, realizada presencialmente, foi organizada pelos grupos GdS/PraPeM e CIEpsMat (Unicamp), GPEMATEC (IFSP – Campus Hortolândia), GPPM (Universidade de Sorocaba – Uniso) e Universidade Estadual do Acaraú (UVA – CE).

Os grupos GPEMATEC e GPPM têm atuado, nos últimos anos, em parceria com o GdS, constituindo uma rede cujas práticas se entrelaçam e reverberam mutuamente por meio de projetos voltados ao desenvolvimento profissional, aprendizagem docente, conhecimento matemático do(a) professor(a) e, mais recentemente, aos estudos colaborativos de aulas (Lesson Study).

Essas diferentes realidades têm evidenciado desafios, barreiras sistêmicas e estratégias criativas nas práticas docentes voltadas ao ensino da matemática. Diante disso, emergiu o interesse do GdS em promover o X Shiam (2026), sob o tema “Histórias Docentes e Realidade da Escola Brasileira: Matemática como Prática de Esperança”. O evento contará com a colaboração dos grupos GdS/PraPeM, GPEMATEC, GPPM e CIEpsMat na sua organização.