SHIAM

Submissão de trabalhos

PARTICIPAÇÃO COM TRABALHOS

Submissões

Prazo para submissão foi prorrogado para 29/05

Serão aceitos trabalhos nos seguintes níveis de escolaridade: Educação Infantil e Anos Iniciais; Anos Finais; Ensino Médio; e Educação Superior, nas respectivas modalidades: I) Comunicação Científica, II) Comunicação de Experiência, III) Roda de Conversa e IV) Oficinas. Além disso, os trabalhos devem abordar um dos seguintes temas no contexto pós-pandemia:

  • Avaliação;

  • BNCC, Currículo e Novo Ensino Médio;

  • Recursos didáticos;

  • Práticas inclusivas;

  • Etnomatemática;

  • Modelagem e Resolução de Problemas;

  • Tecnologias digitais e ambientes híbridos;

  • Álgebra e números;

  • Geometria, grandezas e Medidas;

  • Projeto de Vida e Eletivas;

  • Jogos e materiais manipulativos;

  • Educ. Financeira e Educ. Estatística;

  • Outros.

I) A seguir, estão descritos os eixos temáticos de Comunicação Científica:

a) Investigações de/em Aulas de Matemática

Os trabalhos deste eixo temático são caracterizados por serem relatos de ações em sala de aula que foram planejadas e desenvolvidas com propósitos intencionalmente investigativos na Educação Básica, envolvendo questões ou objetivos investigativos, registro e análise de informações de sala de aula, e produção de resultados. A apresentação deve trazer elementos acerca dos resultados dessa investigação, que pode ter sido concluída ou estar em desenvolvimento.

b) Investigações sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática

Os trabalhos deste eixo temático são caracterizados por serem relatos de investigações planejadas e desenvolvidas com propósitos intencionalmente investigativos no âmbito da formação de professores que ensinam matemática. O resumo e a apresentação devem conter questões ou objetivos investigativos, registro e análise de informações do processo de formação, e produção de resultados. A apresentação deve trazer elementos acerca dos resultados dessa investigação que pode ter sido concluída ou estar em desenvolvimento.

 

II) A seguir, estão descritos os eixos temáticos de Comunicação de Experiência:

a) Experiências sobre Histórias de Aulas de Matemática

Os trabalhos deste eixo temático podem ser relatos, histórias ou narrativas de experiências de aulas de matemática que foram investigadas, mas não pensadas e desenvolvidas intencionalmente como investigações acadêmicas, mas que destacam experiências interessantes vivenciadas por professores ou futuros professores, bem como os aprendizados a partir dessa experiência. É uma apresentação reflexiva que aborda, de forma contextualizada e objetiva, uma ação ou um conjunto de ações que versem sobre aulas de matemática. As histórias de aulas podem contemplar, por exemplo: episódios com foco de reflexão no professor e suas práticas de interações discursivas com os estudantes, ou com foco nos estudantes, por meio dos comentários, respostas orais e escritas, ou com outros focos em oportunidades de aprendizagem. É relevante que sejam abordados, na apresentação oral, o objetivo da situação, a motivação, a justificativa, as observações e as reflexões do autor relacionadas aos resultados, que podem ter sido positivos ou negativos. As propostas podem contar com o suporte de registros, por exemplo: fotos, materiais utilizados (como tarefas) na aula de matemática, resoluções dos estudantes, memória registradas pelos professores, dentre outros.

b) Experiências sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática

O trabalho sobre esse eixo temático podem ser relatos, histórias ou narrativas de práticas, de formação de professores que ensinam matemática, que foram investigadas, mas não pensadas e desenvolvidas intencionalmente como pesquisas acadêmicas, mas que destacam experiências interessantes, bem como os aprendizados a partir dessas experiências. É uma apresentação reflexiva que aborda, de forma contextualizada e objetiva, uma ação ou um conjunto de ações que versem sobre práticas de formação inicial ou continuada de professores que ensinam matemática. As experiências podem contemplar episódios que tragam oportunidades de aprendizagens no âmbito da Educação Matemática, com foco tanto no formador de professor como nos professores participantes da formação (inicial, continuada, grupos de estudos, etc.). É relevante que sejam abordados, na apresentação oral, o objetivo da situação, a motivação, a justificativa, as observações e as reflexões do autor relacionadas aos resultados, que podem ter sido positivos ou negativos.

 

III) Sessões de Roda de Conversa no contexto da Pandemia

Esta modalidade trata-se de um espaço aberto às experiências ou investigações inovadoras de um coletivo de professores que gostariam de compartilhar e discutir suas experiências de ensinar e aprender matemática no período pós-pandemia. Espera-se que as experiências sejam interessantes e que tenham sido desenvolvidas na escola ou na Universidade, ou ainda, na interação universidade-escola, e que reflitam sobre as mudanças ocorridas na retomada do ensino presencial, seja em aulas do ensino de matemática nos diferentes contextos escolares. A inscrição de trabalhos nessa modalidade deve ser coletiva, envolvendo no mínimo 3 e no máximo 5 professores que terão um tempo de 100 minutos para desenvolver a Sessão de Roda de Conversa, prevendo um bom espaço desse tempo para discutir e trocar experiências com os ouvintes. O resumo da Roda de Conversa deve conter uma apresentação da proposta, justificando sua relevância e pertinência.

 

IV) Oficinas

Esta modalidade trata-se de um espaço destinado a discussão, apresentação e desenvolvimento de atividades matemáticas, envolvendo diferentes recursos voltados para a prática de sala de aula, de formação de professores ou da elaboração de materiais didático-pedagógicos.

As oficinas terão duração de três horas.

O número máximo de participantes por oficina será de 30 pessoas (a ser indicado pelos proponentes). Uma semana antes da realização do evento, as inscrições para as oficinas serão abertas no site do evento.

 

V) Pôsteres

Esta modalidade trata-se de um espaço destinado para a exposição dos trabalhos no formato de pôsteres. Pelo menos um dos (as) autores (as) deve estar presente no momento da exposição para explicar o desenvolvimento do trabalho ilustrado e descrito no pôster. Haverá um tempo de uma hora e meia para a exposição e a avaliação dos pôsteres. Podem ser submetidos trabalhos de qualquer eixo temático: investigações de/em Aulas de Matemática; investigações sobre formação de professores que ensinam Matemática; experiências sobre histórias de aulas de matemática; experiências sobre formação de professores que ensinam matemática.

 

 

SUBMISSÃO

 

  • Para a submissão de resumos expandidos (de até 3 páginas), é preciso que todos os autores estejam inscritos no evento, mas apenas um (primeiro autor) deve submeter o arquivo.

  • A inscrição deverá ser paga por todos os autores do trabalho, pois os resumos expandidos (de até 3 páginas) só serão avaliados após a efetivação do pagamento da inscrição.

  • Cada trabalho pode conter no máximo 5 (cinco) autores. O participante poderá ser primeiro autor 2 (duas) vezes, porém em modalidades diferentes: Comunicação Científica; Comunicação de Experiência; Roda de Conversa; e Oficina de submissão trabalhos. Por exemplo, o participante poderá ser primeiro autor somente em uma comunicação científica (ou experiência) e em uma oficina. Não restringiremos a quantidade de coautoria.

  • Para todas as modalidades, é necessário o envio de resumo expandidos (de até 3 páginas) para avaliação seguindo o template disponibilizado na seção de submissão abaixo. Os resumos expandidos (de até 3 páginas) serão avaliados pela Comissão Científica e, se aceitos, serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los ao longo do evento, visando escolher a sala de comunicação de seu interesse.

  • Após a realização do evento, os participantes que tiverem seus resumos expandidos (de até 3 páginas) aceitos para apresentação, terão a possibilidade de submeter o trabalho completo para publicação nos anais do evento: Comunicações Científicas e de Experiência (mínimo 7 e máximo de 8 páginas), Sessões de Roda de Conversa (mínimo 8 e máximo 10 páginas) e Oficinas (mínimo 5 e máximo 6 páginas). As orientações e os templates serão encaminhados aos autores. O prazo para essa segunda etapa será até 30 de outubro de 2023. Os trabalhos que não forem apresentados no evento não serão publicados nos anais.

 

CERTIFICAÇÃO

  • O certificado de participação está condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades do evento, que compreende a presença nas mesas-redondas e nas sessões de comunicações.

  • Os certificados de participação no evento terão carga horária de 30 horas.

  • O certificado de apresentação de trabalho será emitido para os autores, se for realizada a identificação do pagamento de todos os autores e se o trabalho for efetivamente apresentado.

 

Para os autores

  • Recomendamos que todos os autores estejam presentes no dia da apresentação, mas, se não for possível, pelo menos um deles deve estar presente para apresentar o trabalho.

  • Os trabalhos que não tiverem nenhum autor presente não serão apresentados, nem publicados e nem receberão certificado.

  • As apresentações acontecerão nas datas e horários descritos na programação.

  • A indicação das salas, onde acontecerão as apresentações, serão disponibilizadas no próprio site do evento uma semana antes do início.

  • As sessões de comunicações científicas e de experiência terão 100 minutos de duração, com 4 trabalhos a serem apresentados em cada sessão, de modo que cada comunicação terá 15 minutos para apresentação e 10 minutos para discussão.

  • O tempo para a apresentação e para a discussão será rigorosamente respeitado para que todos tenham a oportunidade de ter seus trabalhos apresentados e discutidos. Portanto, o mediador e os monitores da sala intervirão para que esse tempo seja respeitado por todos.

  • Pedimos que todos os autores responsáveis pela apresentação compareçam às salas com 10 minutos de antecedência para acertos pontuais acerca das apresentações com os monitores.

 

Lançamento de Livros

O IX SHIAM acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de Julho de 2023, na Universidade Estadual de Campinas, e será promovido no evento um espaço para o lançamento de livros. Apesar dessa edição ser presencial, o evento contará também com um espaço on-line, na plataforma do evento, para a divulgação de um vídeo sobre a obra.

Portanto, todos que desejam lançar livros inéditos ou publicados entre os anos de 2021 a 2023 (desde que não tenha sido lançado no VIII SHIAM), poderão participar da noite de autógrafos, que ocorrerá no dia 18/07/2023, no local do evento, e ter um vídeo sobre a obra disponível o tempo todo na plataforma do evento: https://www.even3.com.br/ixshiam

Sobre o lançamento presencial:

  • No dia da festa de confraternização do IX SHIAM, que ocorrerá no dia 18 de julho de 2023, também acontecerá a noite de autógrafos dos livros, que poderão estar disponíveis para venda no local.

  • Os(as) próprios(as) autores(as)/organizadores(as)/editores(as) serão responsáveis pela estrutura de exposição, bem como da mesa de autógrafos dos respectivos livros. A organização do IX SHIAM disponibilizará o espaço.

  • Para aqueles que vão lançar E-book, poderão levar seus próprios notebooks para a exposição de suas obras no local.

 

Sobre o lançamento virtual:

  • O vídeo será disponibilizado na página do evento, aberto na área do participante, durante todo o período de realização do IX SHIAM.

  • O vídeo gravado deve ter de 5 a 10 min e encaminhado para: shiam.trabalhos@gmail.com .

  • O vídeo deve ser enviado por meio de um link do drive ou do YouTube (no formato não listado).

  • O vídeo será postado pela organização em um dos canais do YouTube do evento (ou seja, será gerado outro link) e será disponibilizado na plataforma, portanto a organização do evento se encarregará de criar uma capa padronizada para o vídeo.

 

Se você tem interesse em lançar seu livro durante o IX SHIAM, preencha o formulário disponível neste link.  No caso de obras com mais de um(a) autor(a), todos(as)deverão preencher o formulário e concordar com o Termo de Consentimento.

 

Atenção para as orientações:

  • Os livros lançados devem ter sido publicados no período 2021 - 2023 e não haverá cobrança de taxa;

  • Todos(as) autores(as) de obras integrais devem estar inscritos no evento.

  • No caso de obras organizadas, pelo menos os organizadores devem estar inscritos no evento.

  • Os(as) autores(as) responsáveis pela obra deverão preencher e enviar o formulário até 01 de junho de 2023.

 

SUBMISSÕES

Prazo prorrogado

Modalidades:

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA:
COMUNICAÇÃO DE EXPERIÊNCIA:
OFICINA:
RODA DE CONVERSA: