PraPeM - Prática Pedagógica em Matemática

Fundado em 1995 pelo professores Dario FiorentiniAnna Regina Lanner de Moura e Dione Lucchesi de Carvalho, docentes do Programa de Pós-graduação em Educação, Área de concentração em Educação Matemática - FE/Unicamp.

Os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelos integrantes do PraPeM têm-se enquadrado nas seguintes temáticas:

  1. As relações, interações, significações e práticas discursivas estabelecidas entre aluno, professor e conteúdo que se produzem na prática quotidiana das aulas de matemática;
  2. As concepções, crenças, ideário e saberes (docentes ou escolares) daqueles que produzem a prática escolar em matemática;A educação matemática de jovens e adultos;
  3. Projetos e experiências de inovação curricular no ensino da matemática;
  4. Tecnologias de informação e comunicação e desenvolvimento conceitual em matemática;
  5. Educação conceitual: a qualidade educacional do conceito científico;
  6. O processo de formação inicial e continuada de professores de Matemática;
  7. Práticas colaborativas e/ou investigativas e suas contribuições para o desenvolvimento curricular e profissional de professores;
  8. O estado da arte da pesquisa brasileira sobre a prática pedagógica e a formação de professores em matemática.

 

Seminário de 30 anos do Grupo PraPeM

Objetivo do Seminário

  • Comemorar os 30 anos de história do Grupo de Pesquisa PraPeM, destacando sua relevância e contribuição à formação de professores e pesquisadores no campo da Educação Matemática.
  • Compartilhar e discutir experiências investigativas entre egressos do grupo e atuais participantes, bem como de outros pesquisadores, professores e futuros professores interessados associados aos grupos de pesquisa PraPeM, GEPFPM e GdS.
  • Discutir o rumo das pesquisas e práticas pedagógicas em matemática que favorecem a articulação e o desenvolvimento de pesquisa colaborativa entre a universidade e as escolas da educação básica.
  • Fortalecer redes de colaboração entre grupos de pesquisa, instituições de ensino superior e escolas, voltadas ao desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e à investigação deste sub campo de estudo.
  • Apresentar e discutir as propostas de capítulo de um livro no formato de e-book a ser publicado pelo Grupo PraPeM, em comemoração aos seus 30 anos de estudos.