Quem Somos

A idéia da formação do grupo PraPeMnasceu da insatisfação de professores e alunos da Área de Educação Matemática da FE/Unicamp em relação a duas tendências dominantes de investigação da prática pedagógica em matemática: uma, técnico-instrumental, que adota a forma de explicações científicas objetivas, isto é, explicações causais, e que segue o modelo da racionalidade técnica, oriundo das ciências empírico-analíticas, cujo interesse é produzir modelos racionais de intervenção na prática escolar e, outra, prático-pragmáticoque nega a reflexão teórico-epistemológica e ético-política, limitando-se a descrever/interpretar superficialmente e genericamente a prática pedagógica.

O grupo PraPeM foi então instituído em 1995 como um núcleo de pesquisadores, pesquisadores docentes e alunos ligados ao CEMPEM e à Área de Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/Unicamp.

Saiba mais sobre o PraPeM através de sua plataforma Lattes da CNPQ.