CEMPEM

Banteses - Teses e Dissertações

SOARES, Maria Tereza C. Produção social do conhecimento matemático: indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba. 1988. 230p.. Dissertação ( Mestrado ) - FE-Ufr, Curitiba. Orientação: Acácia V. Kuenzer

Resumo:

Com a intenção de compreender a origem dos conteúdos propostos nos programas e currículos utilizados pelas escolas da Rede Municipal de Curitiba, durante o período de 1963 a 1988, investigou-se o modo como foi sendo produzido e sistematizado o conhecimento matemático, e a sua transformação em conteúdo escolar.
O questionamento acerca da natureza do conhecimento matemático e sua produção histórica, tendo como base a prática social, levou à elaboração do Capítulo I, denominado "A Construção do Conhecimento Matemático".
Na tentativa de explicitar o papel que a escola vem desempenhando na distribuição do conhecimento matemático, foi elaborado o Capítulo 2, "A Organização da Escola e a Difusão do Conhecimento Matemático".
Nesse capítulo foi possível perceber que, assim como o conhecimento matemático é produzido nas e pelas relações sociais, essas mesmas relações interferem na seleção dos conteúdos escolares. E, sendo o conhecimento matemático uma força produtiva importante na reprodução ampliada do capital, o papel que a escola assume em sua difusão é fundamental para o processo de produção.
De posse dessas informações, procedeu-se à investigação dos conteúdos presentes nos currículos das escolas municipais durante o período em estudo.
Ao se observar os conteúdos de Matemática apresentados em cada proposta, foi possível identificar as diferentes tendências pedagógicas presentes em cada momento. As influências exercidas pelos congressos e conferências pode ser sentida na formação de grupos dedicados a pesquisar o ensino de Matemática, aos quais coube a elaboração das propostas curriculares
dessa disciplina.
Ao final do trabalho são tecidas algumas considerações com a intenção de explicitar referenciais teórico-metodológicos necessários na busca de uma nova proposta curricular de Matemática para a Rede Municipal de Ensino de Curitiba.


ZACARIAS, Tania M.M. Determinação do grau de penetração do Programa de Treinamento de Professores de Ciências Experimentais e Matemática - PROTAB, com vistas à melhoria do ensino de ciências. 1979. 174p. Dissertação ( Mestrado ) - IMECC- UNICAMP, conv. OEA-MEC-PREMEN, Campinas. Orientação: Henry George Wetzr

Resumo:

Relato de pesquisa por amostragem, destinada a orientar a difusão do Programa de Treinamento e Aperfeiçoamento de Professores de Ciências Experimentais e Matemáticas (PROTAP). A primeira parte descreve a evolução do PROTAP desde a época do Centro de Ciências da Bahia (CECIBA). A segunda apresenta estudo pormenorizado da literatura sobre a difusão de inovações, abordando os problemas e as estratégias mais recomendadas por diferentes autores. A terceira parte descreve a metodologia e os instrumentos utilizados na pesquisa, especialmente questionários enviados aos sujeitos da pesquisa. A quarta parte aborda os processos utilizados na análise dos dados obtidos, bem como os resultados a que se chegou.
Finalmente, na última parte, são apresentadas conclusões e sugestões para aumentar a eficiência da divulgação dos cursos ou programas do PROTAp


WILMER, Celso Braga. Modelos na aprendizagem da matemática. 1976. 141p. Dissertação ( Mestrado ) - PUC-RJ (Deptº de Mat.), Rio de Janeiro. Orientação: Aristides Camargo Barreto

Resumo:

Os modelos na aprendizagem têm a função de possibilitar, ao aluno, a interiorização dos conceitos matemáticos, segundo etapas que compõem o caminho "mais natural" de abstração, desde o objeto (concreto ou ideal) até o que dele será abstraído.
Este trabalho começa por mostrar que tais etapas de aprendizagem têm sido mais levadas em consideração no ensino atual de crianças; mas, tanto a sua extensão para certos conteúdos de Matemática Superior que usufruiriam bem desta abordagem, quanto o reconhecimento dos diversos níveis de abstração dentro do próprio pensamento formal merecem maior atenção.
Os modelos têm papel relevante nessa pedagogia, em dois sentidos opostos, complementares: na passagem da Matemática para a realidade concreta, e vice-versa. Discutem-se, portanto, os casos, duais entre si, de modelos, para situar abstrações (modelos concretos e gráficos) e para abstrair situações (modelos matemáticos).
Em seguida, por sua maior importância na aprendizagem, caracterizamos os modelos concretos e comentamos seu uso no estudo da axiomática e de situações interdisciplinares.
Finalmente, como aplicação, completa o trabalho uma série de exemplos com modelos em Geometria elementar e com uma introdução algébrica por modelos gráficos.


VIZCARRA CADERóN, Graciela. Fatores relevantes no rendimento da matemática do 1º ano de educação secundária de Lima-Peru. 1986. . Dissertação ( Mestrado ) - FE-UnB, Brasília(DF). Orientação: Oscar Serafini

Resumo:

Abordagem do problema do grau de influência das variáveis sócio-econômicas, culturais e psicossociais do aluno sobre o rendimento em matemática, no primeiro ano secundário em Lima, Peru. As variáveis independentes consideradas foram classificadas em cinco categorias: 1. características pessoais do aluno; 2. nível cultural e sócio-econômico da família, 3. atitude dos pais para com o estudo de seus filhos; 4. atitude dos alunos frente às normas disciplinares da escola; 5. expectativa com relação ao estudo da matemática e à organização do estudo do aluno. A variável dependente foi o rendimento escolar do aluno, obtido ao resolver o teste de conhecimentos de matemática. A população está constituída de 77.347 alunos que cursaram o 1º ano secundário dos centros educacionais masculinos, femininos e mistos, das zonas educacionais 01, 02, 04 e 05 de Lima Metropolitana, estando a amostra constituída de 93 alunos. A metodologia utilizada consta de três tipos de análise: de caracterização de informantes, de descrição e de correlação. Os resultados mostram que as características pessoais, sócio-econômicas e psicossociais são melhores preditoras para o rendimento escolar do que as outras características.


VILA, Maria do Carmo. Um modelo de metodologia operatória como alternativa para a melhoria do ensino de matemática nas séries iniciais do 1º grau. 1982. 216p. Dissertação ( Mestrado ) - IMECC-UNICAMP/OEA-MEC-PREMEN, Campinas. Orientação: Ubiratan D'Ambrosio

Resumo:

A Matemática é atualmente tida, para uma grande maioria de pessoas, como uma ciência difícil, compleza e acessível apenas a umas poucas mentes privilegiadas. Por isso mesmo, essas pessoas sentem uma surpreendente admiração pelos profissionais da área e confessam, publicamente, o desgosto pelo pouco que aprenderam sobre essa disciplina durante a vida escolar.
Por quê se aprende tão pouco sobre a Matemática?Por quê tantas pessoas odeiam essa disciplina?
Procurando uma resposta para tais perguntas, verificamos que as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos matemáticos surgem desde os primeiros contatos com o estudo da disciplina.
A busca de uma solução para esse problema nos levou à construção de um modelo operatório de metodologia de Matemática para as séries iniciais do 1º grau e à construção de materiais didáticos que possibilitassem aos professores a sua aplicação em sala de aula.
O modelo e os materiais elaborados foram aplicados durante 4 anos no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais e, nesse período, foram oferecidos cursos de treinamento para professores do Estado.
O presente estudo descreve e analisa as opiniões de alunos e professores sobre o modelo de metodologia vivenciado e sobre os materiais didáticos utilizados.


VIANNA, Claudia Coelho de Segadas. O papel do raciocínio dedutivo no ensino da matemática. 1988. 127p. Dissertação ( Mestrado ) - IGCE-UNESP, Rio Claro(SP). Orientação: Maria Tourasse Teixeira

Resumo:

Este trabalho busca reconhecer as causas por trás do declínio do raciocínio dedutivo no ensino da Matemática e elaborar uma proposta que pretende realçar o renovar este raciocínio.
Com este objetivo é realizado primeiro um acompanhamento histórico do caminho do dedutivo no ensino da Matemática nos últimos quarenta anos com ênfase no Movimento da Matemática Moderna. A seguir é descrita uma proposta para a 8ª série do 1º grau com um conteúdo basicamente geométrico, em que a dedução tem um papel relevante.
Além da proposta são sugeridos alguns desenvolvimento, essencialmente problemas lógicos que, embora elementares, são atraentes de modo a envolver os alunos nas suas resoluções e didaticamente pertinentes.


VARIZO, Zaira da Cunha Melo. História de vida e cotidiano do professor de matemática. 1990. Vol.1:185p; Vol.2:96p. Dissertação ( Mestrado ) - FE-UFG, Goiás. Orientação: José Luiz Domingues

Resumo:

A partir da análise de semelhanças e diferenças na história de vida e do cotidiano de sete professores de Matemática de quatro escolas de 1º grau e de 2º grau de Goiânia, pertecentes à rede de ensino do Estado de Goiás, busca-se a compreensão da natureza e da gênese do fazer pedagógico do professor de Matemática.
Os dados foram coletados durante o 4º dimestre do ano letivo de 1988 e o 1º bimestre do ano letivo de 1989, através de observação participante, entrevistas semi-estruturadas e não estruturadas, e de documentos de natureza pedagógica relativos à escola como um todo e a cada professor em particular.
Os dados, apresentados por meio de uma descrição compreensiva da escola, da vida e do fazer pedagógico (discurso pedagógico e ritual pedagógico) de cada um dos professores observados, são analisados através de três componentes das forças presentes no fazer pedagógico desses professores: o componente objetivo (formação profissional), o subjetivo (condições singulares do indivíduo) e o social, integrados na sua dinâmica interna e na dimensão histórica da vida do professor, do conhecimento matemático e da educação matemática. Compreendendo que não só o processo de aquisição do conhecimento mas também o próprio indivíduo e o momento vivido são condicionantes da forma como são a apropriação do conhecimento e a concretização do fazer pedagógico do professor de Matemática, procurando-se apreender o sentido das contradições presentes no momento do desenvolvimento da investigação.
Ao ser desenvolvida a análise dos dados, algumas crenças são desmistificadas: questões relativas à educação matemática nas escolas da rede de ensino de 1º e 2º graus do Estado de Goiás, e atenentes aos professores de Matemática ressurgem numa nova perspectiva.


VALENTE, Flanir. Uma metodologia de avaliação de programas de computador para o ensino de matemática de 1º e 2º graus. 1986. . Dissertação ( Mestrado ) - FE-UnB, Brasília(DF). Orientação: Oscar Serafini

Resumo:

Proposta de metodologia de avaliação de programas de computador (sofware) para o ensino de matemática de 1º e 2º graus, que permite detectar, nestes programas, os aspectos que correspondem e os que diferem de seus critérios avaliativos. Para a consecução desse objetivo, foi efetuado uma revisão bibliográfica que se constitui em marco de referência para a estimação
valorativa dos diferentes atributos desejáveis nestes programas, determinando assim os critérios para avaliá-los. Para a construção da metodologia proposta, adotou-se como modelo o Sistema de Avaliação utilizado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) para a avaliação do Programa Regional de Desenvolvimento Educacional (PREDE). Seguindo os princípios deste modelo e baseando-se na revisão bibliográfica efetuada, foram gerados dois instrumentos, sendo um o "instrumento para a obtenção de informações" e outro o "instrumento para o fornecimento de informações". A experiência do presente trabalho sugere que a metodologia e os princípios em que se fundamenta são adaptáveis a outras situações de avaliação educacional, dadas sua funcionalidade e objetividade.


UEMURA, Emiko. Aprendizagem de operações: adquire-se experimentalmente?. 1983. 126p. Dissertação ( Mestrado ) - DEME - FE - UNICAMP, Campinas. Orientação: Fermino f Sisto

Resumo:

O presente trabalho teve como objetivo investigar a questão da transferência de uma noção em uma atividade particular para outras mantendo-se a mesma estrutura operatória subjacente. A pesquisa foi realizada através de pré e pós-testes e processo exploratório de material para aprendizagem. Nos pré e pós-testes, utilizou-se o mesmo material objetivando estudar a aquisição do conceito de conservação de quantidade descontinua, enquanto que durante o processo exploratório de material para aprendizagem pesquisou-se a noção de conservação de quantidade continua, com um tipo de material diferente do das pré e pós-testagens.
Trabalhamos com crianças institucionalizadas por entendermos que um dos elementos de influência sobre o ritmo de aquisição das estruturas operatórias seria o fator sócio-econômico.
Os sujeitos foram distribuídos aleatória e equiprovavelmente em dois grupos: controle e experimental. Enquanto este foi submetido ao processo exploratório de material para aprendizagem, aquele não participou de nenhuma atividade programada. Os resultados demonstraram progresso em ambos os grupos, embora os sujeitos do grupo experimental tenham sido superiores aos do grupo controle. As variáveis sexo e idade e proveniência, não interferiram nos resultados provocando diferenciação estatisticamente significativa entre os grupos, apenas a variável processo exploratório de material para aprendizagem provocou diferenciação entre os resultdos dos dois grupos.


TOLEDO, Marilia Barros de A. A prática docente de matemática: uma proposta de construção solidária. 1990. . Dissertação ( Mestrado ) - IGCE-UNESP, Rio Claro. Orientação: Maria Cecília Micotti

Resumo:

O presente trabalho pretende descrever e analisar uma experiência em ensino de Matemática, desenvolvida durante dezoito meses, com professores de escolas estaduais de periferia de São Paulo - Capital.
Esta experiência se constituiu de duas fases distintas: na primeira, que se deu ao longo do segundo semestre de 1987, realizaram-se reuniões quinzenais, em duas escolas pertecentes a uma mesma Delegacia de Ensino. Em cada uma das escolas, foram envolvidos todos os professores que trabalhavam com Matemática, no 1º grau. Ao longo das reuniões, procurou-se criar condições para discussão e reflexão a respeito do processo de ensin-aprendizagem de Matemática, tal como se tem dado no cotidiano de nossas escolas estaduais, e seus reflexos na formação de nossos alunos; na segunda, que ocorreu durante todo o ano letivo de 1988, foi realizado um trabalho conjunto de ação-reflexão-ação, por parte do grupo de professores das quatro séries iniciais - de uma das escolas envolvidas na primeira fase - e pela pesquisadora.
Neste trabalho, buscou-se fundamentalmente, estabelecer formas de aprimoramento quanto a objetivos, conteúdos e métodos utilizados nas aulas de Matemática. O esquema estabelecido foi o de reuniões periódicas entre os grupos de professoras que lecionassem em uma mesma série, bem como de algunas reuniões ocasionais, entre os vários grupos. Nestas reuniões, avaiavam-se as atividades até então realizadas com os alunos e se planejavam as ações a seguir. Havia trocas de experiências, esclarecimento de dúvidas, explicitação de sentimentos, percepções, significados, relacionados ao trabalho.
Este procedimento permitiu à pesquisadora: analisar o desempenho das professoras, fazendo um levantamento dos fatores que propiciaram seu crescimento profissional; elencar algumas pistas para possíveis medidas que possam levar a uma melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem de Matemática, no contexto da atual Escola Pública paulista.