Gepemai

Facebook Youtube

Sobre nós

 

 

O GEEM, SBEM-BA e SBEM-SP irá realizar o IV SIMPÓSIO DE GRUPOS COLABORATIVOS.

Estamos convidando os grupos de professores, estudo ou pesquisa, que tenham interesse e afinidade com a proposta do evento para constarem na página do evento como Grupos de apoio bem como estimularem a participação de seus membros no evento.

Esperamos poder contar com a participação/colaboração de seu GRUPO e os convidamos a conhecer o site em construção do evento: http://2018.geem.mat.br caso seja do interesse de seu Grupo, por favor, nos contacte nos endereços:

Grupos Colaborativos IV Simposio gruposcolaborativosivsimposio@gmail.com
GEEM UESB  geem.uesb@gmail.com

 

O GEPEMAI

 

Grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais foi criado em agosto de 2009. É um grupo colaborativo constituído basicamente por professores que ensinam matemática, licenciados em Pedagogia ou Matemática. A coordenação é do professor Sérgio Lorenzato, docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – FE/UNICAMP.
O principal objetivo do GEPEMAI é proporcionar a formação continuada aos professores que ensinam matemática e promover o seu desenvolvimento profissional visando à melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula.
O grupo se reúne quinzenalmente. As reuniões acontecem às segundas-feiras, das 18h30 às 22h, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. O cronograma dos encontros é organizado semestralmente. A pauta de cada encontro é enviada antecipadamente para todos os membros. Nos encontros são feitos estudos de textos que contribuem teoricamente com formação, mas que, ao mesmo tempo, são discutidos e analisados à luz da prática dos docentes do grupo por meio de trocas de experiências sobre sequências didáticas, projetos ou atividades desenvolvidas em sala de aula pelos professores. Além disto, são produzidos e divulgados trabalhos diversificados de diferentes formas.
A criação desse site é mais uma forma que o grupo encontrou para dinamizar e expandir os seus trabalhos, fazendo-os chegar a mais e mais professores e a outros profissionais da educação para chegar também a um número cada vez maior de alunos.
Agradecemos a todos pela visita.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Sergio Lorenzato
Coordenador-GEPEMAI
 

 

Nosso estudo

 

O objeto de estudos do grupo, desde sua criação, é a Geometria que é estudada, discutida e abordada em diferentes aspectos: os conteúdos específicos, a relação que estabelece com outros conteúdos da matemática e de outras disciplinas, a importância que tem na formação de alunos e professores, a abordagem teórica e a pesquisa são alguns deles. Ainda que a Geometria seja o objeto principal dos estudos, outras temáticas também são estudadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nossa visão

O foco principal do grupo são os anos iniciais, porém, como o próprio perfil dos seus membros mostra, não há impedimentos para participações, discussões e trabalhos que se estendam para os outros níveis de ensino. Isso porque o grupo considera que a escolaridade acontece num continuum e, portanto, é pertinente o diálogo entre os diferentes níveis que estabeleça uma relação de complementariedade.
O grupo é unânime em reconhecer a grande potencialidade que representam os grupos colaborativos enquanto espaços de formação continuada dos professores que ensinam matemática.