Gepemai

Facebook Youtube

Materiais Sugeridos

LIVROS

  • Um redondo pode ser quadrado? (Canini)
    Conteúdos relacionados: Geometria; corpos redondos; uso do círculo na composição de figuras; comparação entre o redondo e o quadrado (Ed.Infantil/1°ano).
     
  • As Três Partes (Edson Luiz Kozminski)
    Conteúdos relacionados: Geometria; composição e decomposição de formas geométricas planas, percepção visual, posição espacial (Ed. Infantil, 1° e 2° anos).
  • Os Problemas da Família Gorgonzola (Eva Furnari) - Editora Moderna 
    Conteúdos relacionados: desafios matemáticos (Ensino Fundamental I).
     
  • As coisas vistas de cima (Olívia Muniz & Fábio Yabu)
    Conteúdo relacionados: Percepção visual; posição espacial; ponto de referência; observação do objeto visto de cima (crianças a partir de 4 anos, mas é interessante para todas as idades).
     
  • O Mágico da Matemática (Oscar Guelli) – Editora Ática
    Conteúdos relacionados – operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão); operações inversas; cálculo mental; decomposição de números naturais; propriedade associativa da multiplicação; propriedade distributiva (Ensino Fundamental a partir do 3º ano).
     
  • A casa das dez furunfunfelhas (Lenice Gomes) – Editora Mundo Mirim
    Conteúdos relacionados: leitura e escrita (com algarismos e palavras) de números que aparecem no texto; funções dos números (cardinal e ordinal); ordem crescente e decrescente; contagem, sequência numérica, antecessor e sucessor, pares e ímpares (1º, 2º, 3º anos do Ensino Fundamental)
     
  • As centopeias e seus sapatinhos (Miltom Camargo) – Editora Ática
    Conteúdos relacionados: correspondência um a um, comparação de quantidades, par e ímpar, classificação, adição, multiplicação e divisão, contagem até cem; organizar as contagens de formas diferentes (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental).
     
  • Multiplicação: Problemas, Jogos & Enigmas (David L. Stienecker)
    Conteúdos relacionados: Situações diversas com multiplicação: jogos, desafios, enigmas, problemas (Anos iniciais)
     
  • Subtração: Problemas, Jogos & Enigmas (Alisson Wells)
    Conteúdos relacionados: Situações diversas com subtração: jogos, desafios, enigmas, problemas (Anos Iniciais).
     
  • Poemas Problemas (Renata Bueno)
    Conteúdos relacionados: Poemas que trazem enigmas e problemas para serem resolvidos (Ed. Infantil/1° ano).

Recursos Computacionais

WebQuest
O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet.

Tipos
Bernie Dodge define a Webquest em:

  •  Curta: Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento.
  •  Longa: Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.

A Webquest é constituída de sete seções:

  •  Introdução: Determina a atividade.
  •  Tarefa: Informa o software e o produto a serem utilizados.
  •  Processo: Define a forma na qual a informação deverá ser organizada (livro, vídeos, etc).
  •  Fonte de informação: Sugere os recursos (endereços de sites, páginas da Web).
  •  Avaliação: Esclarece como o aluno será avaliado.
  •  Conclusão: Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente atingidos.
  •  Créditos: Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a webquest, quando página da Web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração.

Objetivos Educacionais

  • O educador moderniza os modos de fazer educação (sincronizado com o nosso tempo/internet).
  • Garante o acesso à informação autêntica e atualizada.
  • Promove uma aprendizagem cooperativa.

Desenvolver habilidades cognitivas
“Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação, as WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.”

  • Favorece as habilidades do conhecer (o aprender a aprender).
  • Oportuniza para que os professores de forma concreta se vejam como autores da sua obra e atuem como tal. (acessar, entender e transformar).
  • Favorece o trabalho de autoria dos professores.
  • Incentivar a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão investigações com criatividade.
  • Favorecer o compartilhamento dos saberes pedagógicos, pois é uma ferramenta aberta de cooperação e intercâmbio docente de acesso livre e gratuito.

Texto retirado de: http://webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php

1.Clique aqui para ver como montar sua própria WebQuest

2.Veja um exemplo de WebQuest criada pela professora Cristiane Sachetti (membro do GEPEMAI), para iniciar os estudos sobre consumo de energia elétrica e iniciar álgebra nos 8° anos.

INDICAÇÕES:

1.Ensinando frações com Lego
https: //www.tudointeressante.com.br/2015/12/como-ensinar-matematica-com-pecas-lego.html

2.Jogos online
O Geogebra
Jogada Mais

3.Jogos disponíveis para baixar (gratuito)
Coleção M3: Matemática Multimídia

4.Plataformas Educacionais
HypatiaMat

5.Aulas
Matemática na cozinha: uma prática social (Thalita Cornélio)