Download gratuito do e-book:
DE PROFESSORES PARA PROFESSORES: compartilhando vivências, saberes e aprendizagens em educação matemática
E-BOOK COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DO GEPEMAI
PUBLICAÇÕES EM ANAIS DE EVENTOS
Anais do VIII SHIAM - 2021
-
Rompendo barreiras com Malba Tahan (Sergio Lorenzato; Rosana P. Biani; Rafael B. Quintanilha; Marcus V. de M. Alvarenga; Daniela B. Santos)
https://www.even3.com.br/anais/viiishiam/391042-rompendo-barreiras-com-malba-tahan/
Anais do VII SHIAM - JULHO/2019
https://www.cempem.fe.unicamp.br/pf-cempem/caderno_de_resumos_vii_shiam_0.pdf
-
6 de maio, Dia Nacional da Matemática (Sergio Lorenzato) - p. 130-133
-
Formação continuada: Letramento Geométrico de professores que atuam nos primeiros anos do Ensino Fundamental (Márcia Cristina Tognete Rocha, Rosana Catarina Rodrigues de Lima, Sergio Lorenzato)
-
OF06 - Cálculo do valor aproximado do número PI pelo método da exaustão de Arquimedes - uma proposta para sala de aula com uso de calculadora (Adilson Pedro Roveran)
-
OF24 - SCRATCH para Educadores: Uma abordagem tecnológica e criativa nas aulas de Matemática (Rafael Bonato Quintanilha)
-
OF29 - Produzindo animações para inserção de jogos nas aulas de Matemática (Cristiane Mininel da Silva)
-
Anais do VIII Congresso IBERO AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - JULHO/2017
anais_do_cibem_cb701-800.pdf
-
Os grupos colaborativos como espaços de formação continuada do Professor que ensina Matemática
717 – OS GRUPOS COLABORATIVOS COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA Comunicación Breve (CB). Rosana Prado Biani (1), Sergio Lorenzato (2), Rodrigo Donizete Serra (3). IV. Formación del profesorado en Matemáticas Caderno de resumos - página 193 -
Malba Tahan e o Dia Nacional da Matemática
750 – MALBA TAHAN E O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA Comunicación Breve (CB). Sergio Lorenzato (1), Rosana Prado Biani (2)
VIII. Historia social de la Educación Matemática en Iberoamérica.
Caderno de resumos - página 201 -
Os porquês Matemáticos na sala de aula
709 – PORQUÊS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA Comunicación Breve (CB). Sergio Lorenzato / Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP/Brasil, Brasil. I. Enseñanza y aprendizaje de la Matemática en las diferentes modalidades y niveles educativos.
Caderno de resumos - página 190 -
Os porquês Matemáticos dos alunos: o que nos revelam?
1.131 – OS POR QUÊS MATEMÁTICOS DOS ALUNOS: O QUE NOS REVELAM? Póster (P). Rodrigo Donizete Serra (1), Bárbara C. M, Sicardi Nakayama (2) . I. Enseñanza y aprendizaje de la Matemática en las diferentes modalidades y niveles educativos. 4. Nivel educativo terciario o Bachillerato (16 a 18 años).
Caderno de resumos - página 311 -
Os porquês dos futuros Professores em cursos de Pedagogia e Matemática em uma instituição Brasileira
1.351 – OS PORQUÊS DE FUTUROS PROFESSORES EM CURSOS DE PEDAGOGIA E MATEMÁTICA EM UMA INSTITUIÇÃO BRASILEIRA Comunicación Breve (CB). Marisol Vieira Melo (1), Sergio Lorenzato (2) I. Enseñanza y aprendizaje de la Matemática en las diferentes modalidades y niveles educativos. 4. Nivel educativo terciario o Bachillerato (16 a 18 años)
Caderno de resumos - páginas 365 -
Anais do VI Fórum Paulista de Licenciaturas em Matemática - Dezembro/2016
Anais do XII ENEM - JULHO/2016
- Contos Matemáticos: Uma experiência com o caso dos quatro quatros (Wellington Rabello de Araujo)
- Tratamento da informação: O Protagonismo dos alunos de recuperação do 5° ano do Ensino Fundamental (Rosana Prado Biani)
- Malba Tahan e o Dia Nacional da Matemática (Rodrigo Donizete Serra, Rosana Prado Biani)
- Investigação e Escrita nas aulas de Matemática: Potencialidade do aplicativo calculadora do celular (Rosana Catarina Rodrigues de Lima, Tatiane Santos Xavier do Nascimento, Flávio Borges do Nascimento)
- Relogio Solar das Capitais Brasileiras: Uma atividade interdisciplinar com o Fundamental (Flávio Borges do Nascimento, Tatiane Santos Xavier do Nascimento)
- Confecção de Games Matemáticos com o Ensino Fundamental II (Tatiane Santos Xavier do Nascimento, Flávio Borges do Nascimento)
Anais do V SHIAM - JULHO/2015
- Comunicação oral - O elemento visual como recurso facilitador no ensinoaprendizagem de Matemática (Rosana P. Biani; Sergio Lorenzato) - ExpFor_30 (página 206 no anais)
Anais do IV SHIAM - JULHO/2013
- Comunicação oral - O tempo e sua medições (Conceição Ap. Cruz Longo e Sergio Lorenzato) - InvAu_30
- Comunicação oral - Um estudo de simetria por um grupo colaborativo de professores que ensinam matemática (Rosana P. Biani; Conceição Ap. Cruz Longo; Sergio Lorenzato) - ExpForm_40
Anais do III SHIAM - JULHO/2010
DISSERTAÇÕES E TESES
Márcia Cristina Tognete Rocha
Letramento Geométrico: conhecimentos geométricos necessários para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Rodrigo Donizete Serra
O conhecimento matemático para o ensino e os "porquês" dos alunos
ARTIGOS EM REVISTAS
- Anais Revista: Educação Matemática em Revista - Dezembro/2015
Auxiliando uma Aluna Surda na Compreensão da Multiplicação (Letícia Harumi Moraes Yamashita Kawahama, Keli Cristina Conti) - Revista: Ciências em foco - Dezembro/2011
Considerações sobre a Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Rosana Prado Biani) - Revista: Educação: Teoria e Prática - Julho/2010
Do Avaliar a Aprendizagem ao Avaliar Para a Aprendizagem: por uma nova cultura avaliativa (Rosana Prado Biani, Maria Estela Sigrist Betini)
LIVROS
Os Sapos do quintal de Camila
Camila Silveira é uma menina como qualquer outra de sua idade. Ela vai à escola, brinca com suas amigas e adora os bolinhos de chuva que sua avó faz nas tardes de verão. Mas Camila tem um segredo: ela passa horas observando os sapos de seu quintal. Por que ela gosta tanto assim deles?, sua família se pergunta. Nesta aventura, Camila e sua fascinação pelos sapos nos conduzirão a descobrir uma nova e maravilhosa forma de entender a matemática! Este livro faz parte da série Matematicando, coordenada pelo conceituado professor de matemática Sergio Lorenzato. Nesta série são publicados livros infantis que possibilitam um melhor entendimento das noções matemáticas por meio de histórias. Elas tratam do cotidiano infantil, propiciam reflexão, valorizam e facilitam a aprendizagem da matemática pela compreensão. Nesta série a matemática é ensinada com simplicidade e beleza.
Autores: Ricardo Pombal; Sergio Lorenzato - Ilustrador: André Ceolin - Editora Autores Associados
Aprender e ensinar Geometria
A Matemática é tida por muitos como um campo de conhecimento de difícil aprendizagem, e sua "filha", a Geometria, há décadas não tem sido devidamente valorizada por propostas curriculares, livros didáticos e cursos de formação de professores que lecionam Matemática.As consequências dessa concepção chegam, inevitavelmente, às salas de aula, onde a superficialidade ou a ausência dos estudos de conhecimentos de Geometria não favorece o desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes. Acreditando que essa realidade pode ser mudada, um grupo de professores do Ensino Fundamental decidiu estudar Geometria e propor o ensino dessa bela página da Matemática, de forma participativa, divertida e significativa. Este livro mostra como isto foi planejado e realizado por diferentes professores, em diferentes escolas e anos escolares, com diferentes temas geométricos e estratégias didáticas. E revela seus bons resultados. Compartilhando ideias, conhecimentos, argumentos e experiências didáticas e valorizando a participação dos alunos, os professores mostram um eficiente modo de continuar sua formação e de geometrizar com os estudantes.
Autores: Adriana Franco de Camargo Augusto; Conceição Aparecida Cruz Longo; Rosana Prado Biani; Sergio Lorenzato e Simone B. Queiroz Guimarães - Editora Mercado de Letras
Das práticas pedagógicas às políticas públicas em educação: diferentes contextos do trabalho colaborativo na formação de professores que ensinam Matemática
Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/praticas_pedagogicas.pdf
Autores(organizadores): Fernando Luis Pereira Fernandes; Rosana Prado Biani; Conceição Aparecida Cruz Longo; Douglas da Silva Tinti - Realização Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional São Paulo - SBEM - SP