Gepemai

Facebook Youtube

Produções Escritas

E-BOOK COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DO GEPEMAI

CONSTITUINDO APRENDIZAGENS E SABERES EM CONTEXTOS FORMATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

 

PUBLICAÇÕES EM ANAIS DE EVENTOS

1. Anais do VII Seminário de Histórias SHIAM - JULHO/2019 (https://www.cempem.fe.unicamp.br/pf-cempem/caderno_de_resumos_vii_shiam_0.pdf )

  • Formação continuada: Letramento Geométrico de professores que atuam nos primeiros anos do Ensino Fundamental (Márcia Cristina Tognete, Rocha Rosana Catarina Rodrigues de Lima, Sergio Lorenzato)

  • OF06 - Cálculo do valor aproximado do número PI pelo método da exaustão de Arquimedes - uma proposta para sala de aula com uso de calculadora (Adilson Pedro Roveran)

  • OF24 - SCRATCH para Educadores: Uma abordagem tecnológica e criativa nas aulas de Matemática (Rafael Bonato Quintanilha)

  • OF29 - Produzindo animações para inserção de jogos nas aulas de Matemática (Cristiane Mininel da Silva)

2. Anais do VIII Congresso IBERO AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - JULHO/2017 

  • Os grupos colaborativos como espaçoes de formação continuada do Professor que ensina Matemática (Rosana Prado Biani, Sergio Lorenzato, Rodrigo Donizete Serra) 

  • Os porquês Matemáticos na sala de aula (Sergio Lorenzato)

  • Os porquês Matemáticos dos alunos: o que nos revelam? (Rodrigo Donizete Serra, Bárbara C. M. Sicardi Nakayama)

  • Os porquês dos futuros Professores em cursos de Pedagogia e Matemática em uma instituição Brasileira (Marisol Vieira Melo, Sergio Lorenzato)

3. Anais do VI Fórum Paulista de Licenciaturas em Matemática - Dezembro/2016 

4. Anais do XII ENEM - JULHO/2016

5. Anais do V SHIAM - JULHO/2015

6. Anais do IV SHIAM - JULHO/2013

7. Anais do III SHIAM - JULHO/2010

ARTIGOS EM REVISTAS

 

LIVROS

Os Sapos do quintal de Camila

Camila Silveira é uma menina como qualquer outra de sua idade. Ela vai à escola, brinca com suas amigas e adora os bolinhos de chuva que sua avó faz nas tardes de verão. Mas Camila tem um segredo: ela passa horas observando os sapos de seu quintal. Por que ela gosta tanto assim deles?, sua família se pergunta. Nesta aventura, Camila e sua fascinação pelos sapos nos conduzirão a descobrir uma nova e maravilhosa forma de entender a matemática! Este livro faz parte da série Matematicando, coordenada pelo conceituado professor de matemática Sergio Lorenzato. Nesta série são publicados livros infantis que possibilitam um melhor entendimento das noções matemáticas por meio de histórias. Elas tratam do cotidiano infantil, propiciam reflexão, valorizam e facilitam a aprendizagem da matemática pela compreensão. Nesta série a matemática é ensinada com simplicidade e beleza. 

Autores: Ricardo Pombal; Sergio Lorenzato - Ilustrador: André Ceolin - Editora Autores Associados

 

Aprender e ensinar Geometria

A Matemática é tida por muitos como um campo de conhecimento de difícil aprendizagem, e sua "filha", a Geometria, há décadas não tem sido devidamente valorizada por propostas curriculares, livros didáticos e cursos de formação de professores que lecionam Matemática.As consequências dessa concepção chegam, inevitavelmente, às salas de aula, onde a superficialidade ou a ausência dos estudos de conhecimentos de Geometria não favorece o desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes. Acreditando que essa realidade pode ser mudada, um grupo de professores do Ensino Fundamental decidiu estudar Geometria e propor o ensino dessa bela página da Matemática, de forma participativa, divertida e significativa. Este livro mostra como isto foi planejado e realizado por diferentes professores, em diferentes escolas e anos escolares, com diferentes temas geométricos e estratégias didáticas. E revela seus bons resultados. Compartilhando ideias, conhecimentos, argumentos e experiências didáticas e valorizando a participação dos alunos, os professores mostram um eficiente modo de continuar sua formação e de geometrizar com os estudantes.

Autores: Adriana Franco de Camargo Augusto; Conceição Aparecida Cruz Longo; Rosana Prado Biani; Sergio Lorenzato e Simone B. Queiroz Guimarães - Editora Mercado de Letras

 

Das práticas pedagógicas às políticas públicas em educação: diferentes contextos do trabalho colaborativo na formação de professores que ensinam Matemática

 

Lançado em 2018, este e-book foi organizado após o III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática com o objetivo de mostrar a importância dos grupos colaborativos, suas potencialidades, contribuições e desafios no contexto de formação do professor que ensina Matemática.

 

Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/praticas_pedagogicas.pdf

 

Autores(organizadores): Fernando Luis Pereira Fernandes; Rosana Prado Biani; Conceição Aparecida Cruz Longo; Douglas da Silva Tinti - Realização Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional São Paulo - SBEM - SP