O Psiem-Gepemai
Em agosto de 2009 foi criado o Grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (Gepemai), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Em julho de 2020 aconteceu a fusão do Gepemai com o grupo Psicologia da Edcuação Matemática (Psiem), também da Faculdade de Educação da Unicamp. Desde então a denominação do grupo passou a ser: Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores.
Trata-se de um grupo colaborativo formado por professores licenciados em Matemática ou Pedagogia, que ensinam matemática nos diferentes níveis de ensino, por futuros professores, por professores de Educação Especial e por outros profissionais da educação. A coordenação é do professor Sergio Lorenzato e Miriam Cardoso Utsumi, docentes da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – FE/UNICAMP.
O principal objetivo do grupo é proporcionar a formação continuada aos professores que ensinam matemática e promover o seu desenvolvimento profissional visando à melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula.
O grupo se reúne quinzenalmente. Atualmente, os encontros são on-line e acontecem às segundas-feiras, das 19h às 22h. O cronograma dos encontros é organizado semestralmente. A pauta de cada encontro é enviada antecipadamente para todos os membros. O encontro é organizado em um Momento Matemático e duas ou três sessões. No Momento matemático, com duração em média de 60 minutos, um membro apresenta um conteúdo/tema/assunto e depois é feita a discussão sobre ele. As sessões seguem o mesmo padrão, porém têm, em média, 15 a 20 minutos. Também são feitos estudos de textos que contribuem teoricamente com formação, mas que, ao mesmo tempo, são discutidos e analisados à luz da prática dos docentes do grupo por meio de trocas de experiências sobre sequências didáticas, projetos ou atividades desenvolvidas em sala de aula pelos professores. Além disto, são produzidos e divulgados trabalhos diversificados de diferentes formas.
O objeto de estudos do grupo, em sua criação, foi a Geometria que é estudada, discutida e abordada em diferentes aspectos: os conteúdos específicos, a relação que estabelece com outros conteúdos da matemática e de outras disciplinas, a importância que tem na formação de alunos e professores, a abordagem teórica e a pesquisa são alguns deles. No entanto, ao longo do tempo, os objetos de estudos se diversificaram e passaram a fazer parte dos estudos.
A princípio, o foco principal do grupo eram os anos iniciais, porém como o próprio perfil dos seus membros mostra, as discussões e trabalhos foram ampliadas e incluíram os outros níveis de ensino. Isso porque o grupo considera que a escolaridade acontece num continuun e, portanto, é pertinente o diálogo que estabeleça relações entre os diferentes níveis.
O grupo é unânime em reconhecer a grande potencialidade que representam os grupos colaborativos enquanto espaços de formação continuada dos professores que ensinam matemática.
janeiro/25