O "Momento Matemático" acontece nos encontros quinzenais do Gepemai. Trata-se de um espaço no qual um membro do grupo apresenta, sob a forma que achar melhor (slides, oficina, roda de conversa, ...), um assunto sobre ensino de Matemática para ser discutido com o grupo. Pode ser um jogo, uma sequência didática, uma atividade, uma pergunta, uma dúvida, uma curiosidade, um desafio dentre outros. Os momentos matemáticos trazem gande contribuição para a formação e a prática do professor que ensina Matemática.
7 de dezembro de 2020
O professor Leonardo Barichello discute uma concepção de Pensamento Computacional para professores de matemática da Educação Básica.
28 de setembro de 2020
A professora Rita Santos Guimarães em "Conhecimento profundo de matemática elementar: as quatro operações", mostra estratégias alternativas, não tradicionais, de resolução das operações de adição e subtração.
14 de setembro de 2020
Professor Lauro Mota - "Ensino de Matemática para surdos" - parte 2
Professora Silvana Lima - "O tempo na opinião das crianças" - parte 2
Professor Fernando Ramos - "Geometria e habilidade de rotação mental - parte 2
31 de agosto de 2020
O professor Lauro Araújo Mota fala sobre o "Ensino de Matemática para Surdos" trazendo questões relevantes para o trabalho em sala de aula.
A professora Silvana Lima apresenta alguns resultados e análises sobre a pesquisa com estudantes do Ensino Fundamental I "O tempo na opinião das crianças", mostrando a importância de planejar o ensino a partir do que as crianças sabem ou têm a dizer sobre o assunto.
O professor Fernando Ramos traz para o Momento Matemático o resultado da pesquisa desenvolvida durante o seu doutorado, “Geometria e habilidade de rotação mental: uma experiência de ensino com transformações isométricas no design” realizada junto a um grupo de estudantes de Design.
17 de agosto de 2020
O professor Marcus Alvarenga traz “O homem que calculava”, de Malba Tahan, para discutir questões éticas no ensino e aprendizagem da Matemática.
O professor Rafael Bonato Quintanilha apresenta o Método do Detetive – Métodos Metacognitivos da Metodologia Mind Lab.
O professor Rodrigo Serra mostra as “Contribuições dos “Por Quês” dos alunos como potencializadores do desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino e formação continuada do professor.
03 de agosto de 2020
A professora Flávia de Andrade Brito analisa uma atividade de movimentação/localização no espaço para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
A professora Rosana Catarina Rodrigues de Lima apresenta os conhecimentos e surpresas revelados por um grupo de professores atuantes no Ensino Fundamental.
O professor Odilon Silvestre Lopes apresenta um jogo e suas possibilidades como material de investigação e resolução de problemas.
20 de julho de 2020
A professora Cristiane Mininel apresenta sua experiência no ensino remoto com classes de 3º ano do Ensino Fundamental.
A professora Silvana Ferreira de Lima apresenta a proposta de trabalho com Geometria no ciclo de alfabetização da rede estadual paulista, com foco no 1º ano do Ensino Fundamental.
O professor Leonardo Barichello discute a questão: “Como você faria a distinção entre figuras planas e figuras espaciais para uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental?”
06 de julho de 2020
O professor Fernando Ramos mostra a confecção de um cubo em uma abordagem moderna e interdisciplinar. Com o objetivo de estudar as projeções das vistas, o cubo de Stijl foi proposto aos alunos do curso de design.
22 de junho de 2020
1 - A professora Tereza Miriam Pires Nunes (Zamira), da Ecobrinquedoteca de Campinas, apresenta vários jogos matemáticos que podem ser confeccionados com materiais reaproveitados de fácil acesso.
2 - O Professor Leonardo Barichello apresentou o Jogo dos Zero Dedos, um jogo de estratégia no qual vence quem mostrar ZERO.