Gepemai

Facebook Youtube

Malbatemática

VII MALBATEMÁTICA – II MALBATEMÁTICA DIGITAL 2021 (VEJA AQUI TODAS AS PUBLICAÇÕES DA SEMANA)

Vídeos

Desafio 1 - A maior possível

Histórias infantis e contos de Malba Tahan no ensino de uma matemática criativa que dá sentido à vida!

Desafio 2 - O rebanho

Desafio 3 - Um jantar complicado

A história da onça que queria acordar cedo.

Explorando medidas a partir do conto de Malba Tahan: A caixa do futuro

MATEMÁTICA DIVERTIDA - medidas de comprimento e brincadeiras populares

OS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Muito além das operações aritméticas!! O desafio dos quatro quatros

MALBA TAHAN E OS MATEMÁTICOS DA HISTÓRIA Uma aula sobre geometrismo

A economia do Pão-duro

Desafio 1 - Soluções recebidas

Desafio 2 - Solução recebida

Desafio 3 - Solução recebida

Ebooks

1 - Matemática divertida - medidas de comprimento e brincadeiras populares

2 - Os sete processos mentais

 

Lives

03/05/2021 - Rompendo Barreiras com Malba Tahan

04/05/2021 - Desafios, encantos e aprendizagem da Matemática a partir de contos de Malba Tahan

05/05/2021 - Malba Tahan e a Educação Matemática: diálogos e pesquisas

06/05/2021 - Malba Tahan e sua memória: o acervo, sua historicidade, valoração e significação

07/05/2021 - Valores matemáticos na valorização do ser humano: A ética do Homem que Calculava

 Podcasts

Mundo Tahan: Uma viagem pelo legado oriundo de Malba Tahan e suas multifacetas que tanto já trouxeram, e muito ainda trarão, para diversos tempos e espaços da Educação.

Mundo Tahan episódio 00

Mundo Tahan episódio 01

Mundo Tahan episódio 02

Mundo Tahan episódio 03

Mundo Tahan episódio 04

Mundo Tahan episódio 05

Mundo Tahan episódio 06

Mundo Tahan episódio 07

Mundo Tahan episódio 08

Mundo Tahan episódio 09

Mundo Tahan episódio 10

MALBATEMÁTICA DIGITAL 2020 (VEJA AQUI TODAS AS PUBLICAÇÕES DA SEMANA)

Nesse ano de 2020, devido à pandemia do Coronavírus não foi possível a realização da VI Malbatemática. No entanto, foi realizada, na semana de 4 a 8 de maio, a Malbatemática Digital. Utilizando-nos de nossa página no Facebook, fizemos uma série de publicações de textos e vídeos por meio das quais foi possível divulgar um pouco da vida, da obra, do legado e das contribuições de Malba Tahan para a Educação Matemática.

Vídeos

 

MALBATEMÁTICA E MOSTRA DE TRABALHO NO VII SHIAM (2019)

Em 2019, entre 17 e 19 de julho, aconteceu no Centro de Convenções da Unicamp o VII Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática – SHIAM. E foi durante esse evento que o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (GEPEMAI-FE/UNICAMP), realizou mais uma Exposição Malbatemática. O tema escolhido para esta edição foi Malba Tahan: de professor para professor. Concomitante à exposição aconteceu a Mostra de trabalhos de alunos de escolas de educação básica que apresentou produções de professores com seus alunos, em suas escolas, por ocasião do Dia Nacional da Matemática – 6 de maio. Além da exposição e da mostra aconteceu também a Conversa Malba Tahan conduzida pelo professor Sergio Lorenzato que destacou aspectos da vida, obra e legado educacional de Julio Cesar de Mello e Souza.

Exposição Malbatemática - Malba Tahan: de professor para professor 

A exposição trouxe documentos do arquivo de Mello e Souza que mostram um pouco de sua vida pessoal, bem como a versatilidade de sua atuação profissional: realização de cursos e palestras; edição de revistas e jornais; autoria de literatura infantil; contos orientais; etc.; e literatura matemática.

Nesta última, os destaques são para “O homem que calculava” (1937), que está em sua 92ª edição e já foi traduzido para 16 idiomas, e para “Didática da Matemática” (1961). Neste, ele se posiciona em relação ao ensino da matemática, fazendo pesadas críticas à matemática dogmática, obscura, complicada e difícil, que reprovava muitos estudantes, e apresentando propostas de mudança para uma matemática interessante, compreensível, admirável aos olhos dos alunos e, principalmente, includente e emancipatória, uma matemática para todos.

Julio Cesar anunciava novos tempos e horizontes para a educação matemática. E, apesar de suas ideias terem sido divulgadas há tanto tempo, elas permanecem absolutamente atuais e, como professores que ensinam matemática, temos muito a aprender com ele.

Assim, mais do que expor objetos e arquivos, pretende-se com esta exposição estabelecer uma relação de historicidade, valoração e significação da ação educativa do professor. Que as lições do mestre não se percam no tempo, mas se concretizem por meio da prática de cada professor que deseja ser um arauto da matemática que Malba Tahan preconizou e praticou, buscando melhorar o ensino e aprendizagem dessa disciplina, que ainda é tida como difícil e ainda é a que mais reprova os estudantes!

Em 1967, Malba Tahan publicou um de seus últimos livros, para o qual escolheu um título muito significativo: “O mundo precisa de ti, professor!”

Mostra de trabalhos de alunos de escolas de educação básica

O GEPEMAI entende que a participação, as práticas vivenciadas, as produções e os produtos dos trabalhos do grupo podem contribuir com a prática pedagógica de professores e futuros professores, com sua formação continuada, com a promoção e a valorização do ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula e colocar o professor também no papel de produtor de conhecimentos. 

Produção de conhecimento é um processo e nesse processo os professores são sujeitos e, como sujeitos, produzem conhecimentos se apropriando de saberes teóricos e práticos. Teoria e prática são entendidas como partes de uma mesma ação, na qual o sujeito que pensa não se separa do sujeito que faz.

Nessa perspectiva não existe dicotomia entre a academia, produtora, e a escola, executora; entre o pensar e o fazer; ou entre a teoria e a prática. Assim pensando, o trabalho do professor não é simplesmente “dar aulas” de matemática, e sua prática pedagógica não é mera execução de atividades. Dessa forma, entre a academia e a escola estabelece-se uma relação dialética, uma interlocução entre professores acadêmicos e professores escolares – juntos, estudam, problematizam, compartilham, aprendem, constroem e socializam saberes e produzem conhecimentos e socializam os produtos dessas produções. 

A mostra de trabalhos trouxe produções de professores membros do GEPEMAI, em suas escolas, com seus alunos por ocasião do Dia Nacional da Matemática – 6 de maio:
EE Leila Mara Avelino – Sumaré/SP – Professor Rafael
EMEF Oadil Pietrobon – Paulínia/SP – Professora Rosana
Escola LADS – Campinas/SP – Professora Thalita
Escola Municipal João Bezerra Sobrinho – Paranatama/PE – Professor Amauri
Escola Municipal Deputado Joaquim Coutinho – São João /PE – Professor Amauri
CEFEMS “Prof. Leovigildo Duarte Júnior– Sumaré/SP – Professora Márcia
Colégio AZ – Bragança Paulista/SP – Professor Apolo
Escola Professor André Franco Montoro – Piracicaba/SP – Professora Cristiane

Conversa Malba Tahan

Aconteceu no dia 19 de julho. Foi conduzida pelo professor Sergio Lorenzato que destacou aspectos da vida, obra e legado educacional de Julio Cesar de Mello e Souza.

 

V MALBATEMÁTICA (2019)

Em maio de 2019, a quinta edição da Malbatemática teve como tema "Malba Tahan e o Ensino da Matemática no Brasil: legado de um precursor", com o objetivo de apresentar os registros, percepções e estratégias de ensino praticadas por Malba Tahan na sua época e suas relações com o ensino atual da Matemática. Além da exposição no saguão da biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – FE/UNICAMP – aconteceram também uma palestra e uma mesa redonda no dia 6 de maio no salão nobre da FE/UNICAMP.

 

DOSSIÊ MALBA TAHAN (2018)

O Dossiê Malba Tahan foi organizado em parceria com a SBEMSP: Sociedade Brasileira de Educação Matematica Regional Paulista . Foi publicado na Revista REmat. São vários artigos que tratam da vida, da obra, do legado educacional e da contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática.

https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/issue/view/9

 

IV MALBATEMÁTICA (2018)

Em 2018, a quarta edição da Malbatemática teve por tema "Malba Tahan e a Didática da Matemática: um precursor do ensino" com o objetivo de mostrar a atuação didático-pedagógica de Julio Cesar de Mello e Souza no ensino de Matemática.

 

I SEMANA DA MATEMÁTICA E III MALBATEMÁTICA (2017)

Em 2017, a terceira edição da Malbatemática trouxe o tema "O legado educacional do mestre Malba Tahan", com objetivo de mostrar a atualidade das lições do mestre aos licenciandos, professores, pesquisadores e demais interessados em Educação Matemática.

 

Entrevista

Marcia Tognete Malba Tahan Dia da Matemática 2017

 

II MALBATEMÁTICA(2016)

Folder

Entrevista RTV

 

I MALBATEMÁTICA (2015)

Entrevistas

120 anos de Malba Tahan e a Matemática em Festa

Encontro com Malba Tahan em exposição do V Shiam

O ensinar e aprender matemática e o tributo ao ‘homem que calculava’

Reportagem(vídeo)

 

Palestras

VIDA E OBRA DE MALBA TAHAN