Objetivos

O grupo PraPem objetiva o desenvolvimento de estudos e projetos individuais e coletivos de pesquisa que têm como objeto de investigação a atividade pedagógica em Matemática - com seus saberes, práticas e inovações, produzidos sob uma epistemologia de prática reflexiva e investigativa - e os processos de formação e constituição profissional do professor de Matemática;

Para tanto o grupo PraPem e seus sub-grupos têm buscado discutir e desenvolver aportes teórico-metodológicos que concebam e tratem:

  • prática pedagógica em Matemática como complexa e plural, envolvendo múltiplas dimensões a qual está continuamente mudando, porque é parte do movimento sócio-histórico mais amplo de constituição do homem contemporâneo no seio das relações sociais, políticas e culturais;
  • professor de Matemática como sujeito capaz de produzir e re-significar, a partir da prática, saberes da atividade profissional e seu próprio desenvolvimento profissional;
  • formação do professor como um processo contínuo e sempre inconcluso que tem início muito antes do ingresso na licenciatura e se prolonga por toda vida, ganhando força principalmente nos processos partilhados de práticas reflexivas e investigativas;
  • epistemologia da prática pedagógica em Matemática como um campo de estudo de práticas discursivas e interativas entre alunos e professores e de saberes docentes (englobando conhecimentos conceituais sobre Matemática e o processo ensino-aprendizagem, competências, habilidades, atitudes, saber fazer e saber-ser) produzidos e utilizados realmente pelos professores em sua prática cotidianas.