SHIAM

Temas e objetivos

TEMA:  A necessidade de uma mudança de foco na Formação de Professores e o papel central do Conhecimento Especializado do professor e dos contextos formativos.
 
OBJETIVOS DO VI SHIAM:
 
  1. Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinaraprender matemática na escola básica;
  2. Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades ao ensino e à aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
  3. Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na escola básica;

  4. Compreender e discutir a metodologia Lesson Study como alternativa e possibilidade de desenvolvimento profissional do professor, de pesquisa do professor sobre sua própria prática e de melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na escola básica, envolvendo suas três principais fases: planejamento colaborativo das aulas; implementação, observação e registro das aulas; e reflexão e análise colaborativa das aulas desenvolvidas.

  5. Contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática na escola básica, tendo como foco também o conhecimento especializado do professor