SHIAM

Temas e objetivos

Objetivos do X SHIAM:

Neste X SHIAM, com o tema Histórias Docentes e Realidades da Escola Brasileira: Matemática como Prática de Esperança buscamos compartilhar e valorizar experiências reflexivas, investigativas e colaborativas entre professores(as) da Educação Básica, formadores(as) e pesquisadores(as) da Universidade, destacando, em uma perspectiva narrativa, o ensino da matemática como um ato de ruptura de silêncios e como prática transformadora na Educação Brasileira.

 

Este evento tem como objetivos específicos:

  • Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinaraprender matemática na escola básica;
 
  • Reconhecer as práticas que ocorrem na sala de aula como atos de resistência diante dos desafios curriculares, valorizando as diferentes realidades marcadas pela regionalidade, diversidade e pelo entrelaçamento de culturas presentes no ambiente escolar, com vistas a uma educação comprometida com a inclusão e que reconheça a escola como um legítimo espaço para todos(as).
 
  • Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades ao ensino e à aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
 
  • Repensar a formação do(a) professor(a) que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na escola básica;
 
  • Compreender e discutir o processo formativo Lesson Study (estudo de aula) como alternativa e possibilidade de desenvolvimento profissional do professor, de pesquisa do(a) professor(a) sobre sua própria prática e de melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na escola básica, envolvendo suas três principais fases: planejamento colaborativo das aulas; implementação, observação e registro das aulas; e reflexão e análise colaborativa das aulas desenvolvidas.