Co-fundador do CEMPEM da FE – UNICAMP.
Co-fundador do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação Matemática da FE – UNICAMP.
Fundador do Laboratório de Ensino da Matemática.
Formação:
Licenciado em Matemática - UNESP Rio Claro (1965)
Mestre em Educação - UnB (1968)
Doutor em Educação - UNICAMP (1976)
Pós-doutorado em Didática da Matemática - Universidade Laval - Canadá (1988)
Trajetória profissional:
Iniciou seu magistério em São Carlos (SP), onde se formou professor normalista (1ª/4ª séries). Fortemente influenciado por cursos ministrados por Benedito Castrucci, Manoel Javio Bezerra, Osvaldo Sangiorgi e, principalmente Malba Tahan, entusiasmou-se pelo ensino da Matemática e a lecionou no ensino fundamental (5ª/8ª séries) e no ensino Médio, em São Carlos (SP), Rio Claro (SP), Ribeirão Bonito (SP) e no Distrito Federal. Foi professor Universitário da Universidade Federal de Goiás, Universidade de Brasília, universidade Católica de Brasília, Universidade do Distrito Federal, Universidade de São Carlos e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sempre trabalhando na formação inicial e continuada. Foi docente-pesquisador-convidado da Universidade Laval-Quebec, onde trabalhou com C. Gaulin e G. Noelting, como co-orientador de pesquisas de mestrandos ou doutorados em Educação Matemática.
Colaborou também na área de administração universitária como diretor de Instituição Superior de Ensino, coordenador de cursos de Pós-Graduação, chefe de gabinete de Reitoria e do MEC; foi, ainda, consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA) para projetos de pesquisa em Educação Matemática.
Nos últimos anos, vem se dedicando à divulgação da Educação Matemática ministrando cursos e conferências, e escrevendo artigos e livros.
Linhas de Pesquisa:
- O processo da formação inicial e continuada de professores de Matemática
- Educação infantil e percepção matemática.
Principais publicações:
Malba Tahan, um precursor – Educação Matemática em Revista. (SBEM) São Paulo: v.1, n.6, p. 63-62, 2004.
Formação inicial e continuada do professor de Matemática - Anais do VII Encontro Paulista de Educação Matemática. São Paulo: USP, 2004.
O computador na Educação Matemática: um olhar sobre sua utilização no ensino médio - Anais do VII Encontro Paulista de Educação Matemática. São Paulo: USP, 2004.
Século XXI: qual matemática é recomendável? - in Revista ZETETIKÉ, Campinas (SP), UNICAMP, vol. 1, p.41-49.
Os porquês matemáticos dos alunos e as respostas dos professores - in Revista PRO-POSIÇÕES, vol. 4, São Paulo, Cortez, 1993, p. 73-76.
Ensino da Matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa - in Revista ZETETIKÉ, Campinas (SP), UNICAMP, vol. 3, 1994, p. 37-46.
Matematicando - quando é possível dançar com os números- in Revista AMAE-Educando , Belo Horizonte(MG), vol.246, 1994, p. 25-29.
Um (re)encontro com Malba Tahan - in Revista ZETETIKÉ, Campinas (SP), UNICAMP, vol. 4, 1995, p.95-100.
Por que não ensinar Geometria? - in Revista A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, Florianópolis (SC), SBEM, vol. 4, 1995, p. 3-13.
O livro didático de Matemática na opinião de professores de 1ª a 4ª séries - Anais do IV EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, São Paulo, 1996, p. 229-235.
Com a Matemática daqui, fiquei mais esperto - Anais do IV EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, São Paulo, 1996, p. 390-391.
Subsídios Metodológicos para o Ensino da Matemática:cálculo de áreas de figuras planas - Tese de doutorado em Educação-UNICAMP, Campinas,SP, em 1976.
Estratégias de la Enseñanza de la Matemática para el Nivel Superior - publicado pela Oraganização dos Estados Americanos e Universidade de Chile, Osorno, Chile, em 1978.
Recuperação em Matemática - Anais da 5ª Conferência Interamericana de Educação Matemática, OEA- UNICAMP- em 1979.
Licenciatura de 1º grau X licenciatura plena: cálculo da área de figuras planas - in Anais da 5ª Conferência Interamericana de Educação Matemática, OEA-UNICAMP, em 1979.
Um enfoque geométrico no ensino de Matemática - Anais do I EPEM, p.65,Campinas, em 1989.
O laboratório de ensino da Matemática - Anais do I EPEM,p. 147, Campinas, em 1989.
Orientação Acadêmica:
Foram realizadas 128 participações em bancas acadêmicas e 49 orientações concluídas.
Atividades atuais:
Coordenador do COPEMA - Centro de Orientação e Produção em Educação Matemática
E-mail: slorenzato@dglnet.com.br Lattes: online