SHIAM

SHIAM

X Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática

 

Histórias Docentes e Realidades da Escola Brasileira: Matemática como Prática de Esperança

O VIII SHIAM, ocorrido remotamente, abriu espaço para que docentes e formadores de professores pudessem compartilhar suas experiências, aventuras e desafios de ensinar e aprender matemática em tempo de pandemia. Muitos deles se viram desafiados a (re)inventar suas práticas docentes e a aprender, na prática, a ensinar remotamente e conquistar o interesse dos alunos em ambientes mediados pela tecnologia. Os palestrantes foram unânimes em afirmar que, depois dessa experiência de ensino remoto, utilizando recursos computacionais e de comunicação, as aulas já não voltariam a ser as mesmas.

Transcorridos dois anos daquele encontro, e com a volta à presencialidade, docentes e formadores de professores percebem que, efetivamente, encontraram uma escola diferente. Mas, o que realmente mudou? Como professores e estudantes se transformaram neste período? Como se modificaram as práticas docentes? Por sua vez, no reencontro face a face com os alunos, os colegas e os pais se identificam novos desafios para os processos de ensinar e aprender matemática: Como revalorizar o papel da escola como espaço cotidiano de interação entre sujeitos que ensinam e aprendem (matemática)? Como acolher as situações socioemocionais decorrentes do período de isolamento social nas aulas de matemática? Como atender às sérias desfasagens entre alunos que conseguiram acompanhar de diversas formas o ensino remoto? Como aproveitar as múltiplas aprendizagens com a tecnologia para mobilizar novas formas de aprender matemática em sala de aula? Qual o papel da colaboração nesses processos? 

O IX SHIAM teve como tema “Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?” 

Neste X SHIAM, esperamos ...

 

Submissão do X SHIAM 

Em breve...