Objetivos

O grupo PraPem objetiva o desenvolvimento de estudos e projetos individuais e coletivos de pesquisa que têm como objeto de investigação a atividade pedagógica em Matemática - com seus saberes, práticas e inovações, produzidos sob uma epistemologia de prática reflexiva e investigativa - e os processos de formação e constituição profissional do professor de Matemática;

Para tanto o grupo PraPem e seus sub-grupos têm buscado discutir e desenvolver aportes teórico-metodológicos que concebam e tratem:

  • prática pedagógica em Matemática como complexa e plural, envolvendo múltiplas dimensões a qual está continuamente mudando, porque é parte do movimento sócio-histórico mais amplo de constituição do homem contemporâneo no seio das relações sociais, políticas e culturais;
  • professor de Matemática como sujeito capaz de produzir e re-significar, a partir da prática, saberes da atividade profissional e seu próprio desenvolvimento profissional;
  • formação do professor como um processo contínuo e sempre inconcluso que tem início muito antes do ingresso na licenciatura e se prolonga por toda vida, ganhando força principalmente nos processos partilhados de práticas reflexivas e investigativas;
  • epistemologia da prática pedagógica em Matemática como um campo de estudo de práticas discursivas e interativas entre alunos e professores e de saberes docentes (englobando conhecimentos conceituais sobre Matemática e o processo ensino-aprendizagem, competências, habilidades, atitudes, saber fazer e saber-ser) produzidos e utilizados realmente pelos professores em sua prática cotidianas.

 

ANAIS DO SEMINÁRIO DE 30 ANOS DO GRUPO DE PESQUISA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA (PraPeM)

Já estão disponíveis para acesso os Anais do Seminário de 30 anos do PraPeM.

 

                            Imagem dos Anais do Seminário

 

Baixar os Anais do Seminário do PraPeM